Câncer de cólon

Câncer de cólon e reto: x principais sintomas

O câncer de cólon e reto, também chamado de câncer colorretal, é uma doença que consiste na presença de tumores malignos no intestino grosso. Vale destacar que a parede do cólon e do reto é formada por várias camadas, sendo que o câncer se inicia na mucosa (camada mais interna) e pode crescer de forma anormal através de uma ou de mais camadas.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que no triênio (2020/2021/2022) cerca de 40 mil novos casos de câncer colorretal serão diagnosticados no país, com uma incidência levemente maior em homens do que em mulheres. Aproximadamente 90% dos quadros são originados a partir de pólipo adenomatoso que, no decorrer dos anos, sofre alterações progressivas nas células, culminando na malignidade.

Geralmente esse tipo de neoplasia se desenvolve de maneira gradual, devido alterações nas células, que passam a crescer desordenadamente. Em alguns casos, o paciente com câncer no intestino não apresentam sinais claros no começo, porém, à medida que o quadro evolui, alguns sintomas podem surgir.

É importante ficar atento a qualquer manifestação atípica, por menor que seja, afinal, a percepção dos sintomas contribui para o diagnóstico precoce e, consequentemente, para o sucesso do tratamento. Leia o artigo completo e veja quais são os principais indícios de câncer de cólon e reto.

Alterações gastrointestinais

As manifestações mais comuns de câncer de cólon e reto consistem em alterações gastrointestinais, sejam nos hábitos do intestino ou na consistência e aparência das fezes. Pode haver constipação ou diarreia, sangue, evacuação frequente (fora da normalidade), fezes finas e gases. Outros sinais são as náuseas e a incapacidade de esvaziamento intestinal.

Ao perceber qualquer um desses sintomas suspeitos, vale a pena procurar suporte médico para investigar as causas, já que elas podem estar relacionadas a outros quadros digestivos de origem benigna.

Dores locais

Entre os sintomas possíveis de câncer colorretal estão as dores locais. A sensação dolorosa pode variar de intensidade. Além disso, ela pode estar concentrada em regiões como abdômen, reto e pelve.

Redução do  apetite

Pessoas com câncer colorretal estão sujeitas à redução de apetite, sensação de empachamento e rápida saciedade. Tudo isso faz com que o indivíduo coma pouco, gerando assim o déficit nutricional e emagrecimento repentino.

Anemia

Com a nutrição comprometida, o paciente que tem câncer colorretal se torna mais propenso a outras doenças, como por exemplo, a anemia. Combinada à alimentação inadequada, está a eventual perda de sangue pelas fezes. Se realmente a pessoa com câncer no intestino ficar anêmica, a tendência é que ocorram sintomas como fadiga, fraqueza e baixa energia.

É importante destacar que os sintomas de câncer no intestino dependem do tipo, tamanho e localização do tumor.  O diagnóstico diferencial é fundamental para confirmar ou descartar o quadro.

Quer saber mais sobre o câncer colorretal? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!



Comentários
Dr. Rafael Onuki Sato

Posted by Dr. Rafael Onuki Sato