câncer de ovário

Os tipos de câncer de ovário



O câncer de ovário é um tipo de tumor maligno que tem diagnóstico difícil. Na maioria dos casos, ele só se manifesta em estágio avançado. Por isso, uma rotina de exames preventivos é importante para a saúde da mulher.

Esse tipo de câncer pode se desenvolver não só a partir do ovário. Pesquisas apontam que muitas vezes ele pode ter início nas células distais das trompas de falópio.

O tumor ovariano pode ocorrer em mulheres de qualquer faixa etária, mas é acima de 40 anos que os casos são mais frequentes. Isso acontece, em geral, porque o câncer nessa glândula feminina tem crescimento lento.

Sendo assim, os sintomas demoram a aparecer, o que resulta em que a mulher só procure o médico quando a doença já avançou bastante.

Para explicar melhor sobre esse tipo carcinoma, este artigo fala sobre os tipos de tumor de ovário mais recorrentes. Acompanhe em seguida.

Conhecendo os tipos de câncer de ovário

Existem alguns tipos de câncer de ovário. Eles são derivados de tumores com alto potencial maligno. Seguem as informações sobre eles.

Tumor epitelial

Começa a partir das células que cobrem a superfície externa do ovário. Entre 85% e 90% dos tumores ovarianos se desenvolvem a partir de alterações de células epiteliais. Elas têm várias características que são consideradas para classificá-los em diferentes tipos.

O tipo seroso é o mais comum, mas existem outros, como o mucinoso, o endometrioide e de células claras. O mucinoso e o de células claras são os que apresentam comportamento mais severo para o organismo.

Os carcinomas epiteliais de ovário são classificados também pelo grau, de acordo com seu nível de severidade.

Tumor raro

O carcinoma peritoneal primário é um tumor raro, que começa nas células que revestem o interior das trompas de Falópio e tende a se disseminar ao longo das superfícies da pelve e abdome. Por isso, muitas vezes é difícil saber onde a doença se iniciou.

Esse tipo de câncer pode ocorrer em mulheres que ainda têm ovários No entanto, é mais comum nas mulheres que já removeram os ovários para prevenir o câncer.

O câncer das trompas de Falópio também é um tipo raro. Começa nas trompas de Falópio, local por onde o óvulo se desloca do ovário para o útero. 

Tumor de células germinativas

 Começa a partir das células germinativas, ou seja, as que produzem os óvulos. A maioria dos tumores de células germinativas é benigna, embora alguns sejam cancerígenos, podendo ser letais. 
 

Tumor estromal

Começa a partir de células que formam o ovário e que produzem os hormônios femininos estrogênio e progesterona.

Causa sangramento, dor e é frequentemente diagnosticado em estágio inicial. Têm um bom prognóstico e mais de 75% das mulheres acometidas sobrevivem.

A maioria desses tumores é benigna e não se dissemina para além do ovário. Os tumores benignos podem ser tratados mediante a remoção de um dos ovários ou a parte do ovário afetada.

No entanto, alguns tipos de câncer de ovário podem afetar completamente o órgão e se disseminar para outras partes do corpo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!



O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp