doença de Bowen

Entenda o que é a doença de Bowen



A doença de Bowen é uma condição de pele pouco comum. A enfermidade também é chamada de carcinoma espinocelular in situ. O problema causa lesões pré-cancerígenas na pele, que apresentam desenvolvimento lento.

A seguir, vamos entender melhor sobre o que se trata a doença.

Como é a doença de Bowen?

Assim como outros tipos de câncer de pele, a doença de Bowen se desenvolve em regiões mais expostas ao sol. O distúrbio ganhou o mesmo nome do médico JT Bowen, que falou pela primeira vez sobre a doença em 1912.

Esta é uma enfermidade considerada um tipo precoce de carcinoma epidermoide intraepidérmico, tumor que afeta a parte mais interna da pele. Quando se desenvolve, a doença de Bowen causa manchas vermelhas e escamosas.

Em alguns casos, a enfermidade pode ser confundida com outros distúrbios da pele, como psoríase, eczemas, infecção por fungos, dentre outras. Por isso, o diagnóstico diferencial é extremamente importante, dada a possibilidade de progressão para um câncer de pele.

Mesmo sendo mais comum nas áreas mais expostas aos raios ultravioletas do sol, a lesão também já foi identificada nas regiões genitais.

Outras características da doença são coceira, sensibilidade ao toque, sangramento, pus, endurecimento e nódulo sensível ao toque. Cerca de 20% dos pacientes apresentam mais de uma lesão causada pela enfermidade.

O mais preocupante da doença de Bowen é a sua predisposição cancerígena. Por isso, ao perceber os sintomas mencionados acima, procure um dermatologista para que seja realizada uma avaliação criteriosa.

Causas da doença de Bowen

Como se trata de uma doença rara, ainda não foi identificada a causa efetiva para o seu desenvolvimento. De todo modo, alguns fatores de risco são associados ao surgimento do problema, como:

  • idade acima dos 60 anos;
  • pele clara;
  • exposição solar frequente, principalmente em pessoas de pele clara;
  • infecção por papilomavírus humano (HPV), principalmente as cepas 16, 18, 34 e 48;
  • sistema imunológico fraco, como em pacientes com HIV.

Tratamento

As lesões causadas pela doença de Bowen podem ser tratadas de diversos modos. Um deles é a destruição das células lesionadas com o uso de substância congelante, como nitrogênio líquido ou gás argônio (crioterapia).

Em outros casos, pode-se raspar a área afetada, procedimento cirúrgico chamado de curetagem. Outras abordagens utilizadas incluem a remoção cirúrgica da lesão e a quimioterapia.

Nem todos os pacientes com doença de Bowen necessitam de tratamento, já que algumas lesões podem crescer de forma lenta. Por isso, é importante buscar o auxílio médico para analisar o estado de uma alteração encontrada na pele. Como vimos, esta é uma enfermidade que pode se transformar em um câncer, portanto, é melhor tratá-la o quanto antes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!



Comentários
Dr. Rafael Onuki Sato

Posted by Dr. Rafael Onuki Sato