Pink ribbon for breast cancer awareness. Female patient listening to doctor in medical office. Support people living with tumor illness.

4 dicas para prevenir o Câncer De Pâncreas

O câncer de pâncreas é responsável por cerca de 2% de todos os cânceres diagnosticados e por 4% do total de mortes causadas pela doença no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). 

Por ser uma neoplasia muito agressiva e de rápida evolução, é fundamental adotar medidas para preveni-la. Neste sentido, preparamos este post para listar algumas dicas de como reduzir o risco de desenvolver a doença.

Como prevenir o câncer de pâncreas?

O câncer de pâncreas é uma doença que se caracteriza pela presença de células tumorais no pâncreas, sendo considerada de alto risco, pois tem média de expectativa de vida após o diagnóstico de, no máximo, 5 anos.

Ainda, essa neoplasia maligna se desenvolve na parte exócrina do órgão e pode se manifestar das seguintes formas: adenocarcinoma ductal, carcinomas de células acinares, adenoescamosos, de células escamosas ou de anel de sinete, indiferenciado de células gigantes ou indiferenciado.

No que se refere à prevenção, ainda não existem diretrizes estabelecidas para tal. Dessa forma, a melhor forma de diminuir os riscos é evitando os fatores de risco, que são aspectos modificáveis ou não que tornam uma pessoa mais suscetível à doença.

Embora ter um fator de risco não signifique que o indivíduo desenvolverá a patologia, evitá-los é a principal forma de prevenção. Neste sentido, para afastar o risco do câncer de pâncreas, siga as seguintes dicas:

1) Pare de fumar

O tabagismo é um importante fator de risco para uma série de doenças, inclusive para vários tipos de câncer. Com o câncer de pâncreas não é diferente. O risco de desenvolver o quadro é duas vezes maior entre os fumantes, em comparação àqueles que não fumam.

Estima-se que cerca de 25% dos diagnósticos dessa neoplasia maligna estejam relacionados ao tabagismo. Isso vale para qualquer produto derivado do tabaco, mesmo aqueles sem fumaça. Por outro lado, ao parar de fumar, esse risco reduz consideravelmente.

2) Controle o peso corporal

O excesso de peso corporal também é comumente relacionado entre os fatores de risco para diferentes tipos de câncer. Como a obesidade tende a ser resultado de uma má alimentação, ela contribui diretamente para o surgimento de tumores no pâncreas.

Dessa forma, procure mudar o seu estilo de vida, tornando-se uma pessoa mais ativa fisicamente e adotando uma alimentação  saudável, rica em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes e verduras.

3) Reduza a exposição a agentes cancerígenos

Os profissionais que atuam na indústria metalúrgica ou de limpeza estão mais propensos a desenvolver esta doença, pois são diariamente expostos a substâncias químicas potencialmente cancerígenas.

Assim, o recomendado é limitar esse tempo de exposição. Porém, como nem sempre é possível buscar outra ocupação, procure utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) que reduzam o contato com essas substâncias.

4) Evite o consumo de bebidas alcoólicas

Existem diversos estudos que mostram uma importante relação entre o consumo de bebidas alcoólicas e o câncer de pâncreas. Além disso, o álcool é capaz de levar ao desenvolvimento de pancreatite crônica, inflamação que aumenta o risco para a neoplasia.

Portanto, se você deseja diminuir as chances de ser acometido por essa patologia, evite ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas, especialmente se estiver com mais de 65 anos, idade em que os pacientes costumam receber o diagnóstico.

Enfim, o que for preciso fazer para diminuir os riscos para o câncer de pâncreas, você precisa fazer. Afinal, essa é uma doença muito agressiva e com pequenas chances de cura. Então, siga nossas dicas e mude os seus hábitos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp