O câncer de cólon e a cada ano somam cerca de 945 mil casos novos, sendo a quarta causa mais comum de câncer no mundo. O que quase ninguém se atenta é que existem hábitos que podem prevenir o surgimento da condição
Quer saber mais sobre esse assunto? Leia o post a seguir. Nele apresentaremos as principais informações sobre hábitos de prevenção do quadro de câncer de cólon. Boa leitura!
Mas antes, o que é o câncer de cólon?
Como todos os outros tecidos e órgãos do corpo, o cólon e o reto são formados por células que se dividem e se reproduzem de forma ordenada e controlada. Quando acontece alguma alteração, pode ser produzido um excesso de tecido que dá origem ao tumor, que pode ser benigno ou maligno.
O câncer pode crescer, comprimindo e invadindo órgãos sadios à sua volta. Além disso, as células cancerosas podem se desprender e se espalhar por meio da corrente sanguínea e/ou vasos linfáticos.
O risco de uma pessoa desenvolver esse tipo de câncer durante a vida é de aproximadamente 5%. Cerca de dois terços dos tumores de intestino grosso se instalam no cólon, enquanto um terço tem origem no reto.
Pode acometer homens e mulheres, geralmente depois dos 65 anos de idade. Mais de 90% dos casos ocorrem em indivíduos com mais de 50 anos. No entanto, pode ser desenvolvido em qualquer idade.
Quais os principais sintomas do câncer de cólon e reto?
Geralmente o quadro inicial de câncer de cólon e reto não apresenta sintomas. No entanto, conforme progride, pode causar sangramentos e obstruções intestinais. Os sintomas mais comuns são:
- Presença de sangue nas fezes;
- Dores abdominais;
- Dores ao evacuar;
- Prisão de ventre;
- Mudanças no apetite;
- Perda de peso.
Hábitos para prevenir o câncer de cólon e reto
Um fato que poucas pessoas se atentam é que existem bons hábitos que podem prevenir o surgimento de câncer de cólon e reto. Veja a seguir os principais dentre eles:
- Pratique atividade física regular
Incluir exercícios físicos na rotina diária gera diversos benefícios à saúde, incluindo o bem-estar do corpo e da mente, além do melhor funcionamento do intestino. Uma simples caminhada diária de 30 minutos beneficia, e muito, o organismo.
- Beba água
A água, quando associada a uma alimentação adequada e rica em fibras, auxilia no bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre.
- Cuide da sua alimentação
Prefira sempre consumir alimentos naturais, como verduras, legumes, cereais integrais, grãos e sementes. A ideia é que, com uma dieta rica em fibras, vitaminas, proteínas, carboidratos e sais minerais, seu intestino funcione de maneira mais adequada.
- Não fume e evite o consumo de álcool
A longo prazo, o tabagismo está relacionado a inúmeras doenças, inclusive o câncer de cólon e reto. Da mesma forma, o consumo acentuado de bebidas alcoólicas aumenta a probabilidade de uma pessoa desenvolver essa condição.
Por fim, com a leitura deste post, você ficou por dentro dos principais hábitos de prevenção do câncer de cólon e reto. Portanto, fique atento às dicas e em caso de necessidade, não hesite em procurar acompanhamento médico especializado.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!