Young woman visiting her mother with cancer indoors

4 tipos de câncer mais comuns em mulheres

O câncer é uma condição causada pelo crescimento acelerado e desordenado de células consideradas anormais, dentro de determinada área do organismo. Enquanto algumas neoplasias são mais comuns em homens, outros tipos de câncer são mais recorrentes nas mulheres.

Você sabe quais são essas neoplasias que mais acometem o público feminino? Quer conhecer mais sobre elas? Então, não deixe de ler este post. A seguir, explicaremos tudo sobre cada uma delas.

1 – Câncer de mama

O câncer de mama é uma doença provocada pela multiplicação de células da mama, formando um tumor com grande potencial de metástase. Existem diferentes tipos de tumores. Enquanto alguns têm desenvolvimento rápido, outros crescem lentamente.

Ainda, essa neoplasia é causada por diferentes causas, tais como, obesidade e sobrepeso, sedentarismo, consumo abusivo de bebida alcoólica, menarca precoce, não ter filhos ou primeira gravidez após os 30 anos, menopausa tardia, tabagismo, uso de contraceptivos, entre outros.

No entanto, a idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença, pois cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Entre os sintomas mais comuns estão a presença de um nódulo indolor, vermelhidão na região da mama, alterações no mamilo e saídas espontâneas de líquido anormal pelos mamilos.

2 – Câncer de cólon e reto

O câncer colorretal, como é conhecido, abrange os tumores que atingem o cólon e o reto. Quando detectado precocemente, é passível de tratamento e cura. Geralmente, esses tumores se iniciam a partir de pólipos e lesões benignas que podem crescer na parede do intestino.

Entre os principais fatores de risco para o seu desenvolvimento estão: excesso de peso corporal, alimentação não saudável, ter mais de 50 anos, tabagismo, exposição à radiação ionizante e diagnóstico de doenças inflamatórias do intestino.

Ademais, no que se refere aos sintomas, os mais frequentes são sangue nas fezes, massa abdominal, alteração na forma das fezes, fraqueza, anemia, perda de peso sem causa aparente, dor ou desconforto abdominal.

3 – Câncer de colo de útero

Trata-se de uma neoplasia maligna causada pela infecção persistente por alguns tipos específicos do Papilomavírus humano (HPV). A infecção genital por esse vírus não costuma causar a doença, mas, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

Ainda, os fatores de risco associado ao câncer de colo de útero são tabagismo, início precoce da atividade sexual, ter múltiplos parceiros ou fazer uso prolongado de anticoncepcionais. Com exceção ao câncer de pele não melanoma, esta neoplasia é o terceiro tumor mais comum entre as mulheres.

Ademais, esta doença é de desenvolvimento lento, sendo assintomática em estágio inicial. Porém, em casos avançados, as pacientes podem apresentar sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

4 – Câncer de tireoide

O câncer de tireoide é o mais comum na região da cabeça e pescoço e acomete três vezes mais as mulheres do que os homens. Entre os principais fatores de risco para esta neoplasia estão o histórico de tratamentos à base de radioterapia, dietas pobres em iodo e histórico familiar de câncer da tireoide.

Ademais, os sintomas mais comumente apresentados pelas pacientes são a presença de um nódulo na tireoide de crescimento rápido. Em casos avançados, pode surgir rouquidão, sensação de falta de ar e dificuldade em engolir alimentos.

Enfim, com a leitura deste post, você conheceu os tipos de câncer mais comuns em mulheres. De modo geral, a principal forma de preveni-los é manter o acompánhamento médico. Então, caso perceba algum sintoma semelhante, converse com seu médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp