Experienced female radiologist standing near mammography workstation at radiology room of hospital. Mammography, mammogram

5 exames preventivos de tumores

Os exames preventivos de tumores são um conjunto de medidas que visam identificar precocemente o surgimento de células cancerígenas no organismo. Esses exames são fundamentais para aumentar as chances de cura dos tumores.

Quer saber mais sobre o assunto? No post a seguir, apresentaremos tudo sobre os 5 principais exames preventivos de tumores. Não deixe de continuar a leitura!

Quais os principais exames preventivos de tumores?

A detecção precoce é extremamente importante no tratamento dos tumores, pois quanto mais cedo a doença é identificada, maiores são as chances de cura. Além disso, os tratamentos são menos agressivos e mais eficazes quando detectados em estágio inicial.

Os exames preventivos variam de acordo com o tipo de tumor. Veja a seguir, dentre todos, os principais:

  1. Mamografia

A mamografia é um exame que possibilita a identificação de possíveis tumores na mama. Esse exame é fundamental para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo todo.

A recomendação médica é que mulheres a partir dos 40 anos realizem a mamografia anualmente. Caso haja histórico familiar de câncer de mama, a recomendação pode ser ainda mais precoce.

  1. Exame de Papanicolau

O exame de Papanicolau, também conhecido como colpocitologia oncótica, é um teste que avalia as células do colo do útero e identifica possíveis alterações que podem ser precursoras do câncer de colo do útero.

Esse exame é fundamental para a prevenção e detecção precoce do câncer de colo do útero, o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo todo. A recomendação é que mulheres a partir dos 25 anos realizem o exame a cada três anos. 

  1. Radiografia

A radiografia ou raio-x é um exame de imagem que utiliza radiação ionizante para produzir uma imagem das estruturas internas do corpo. Esse exame é comumente utilizado no diagnóstico de tumores, permitindo a visualização de possíveis alterações no tecido mole ou ósseo. 

  1. Exame PSA

O exame de PSA é um teste de sangue que avalia os níveis de uma proteína produzida pela próstata. Esse exame é utilizado para detectar possíveis alterações na próstata, como o câncer de próstata.

No entanto, é importante ressaltar que o aumento nos níveis de PSA não é necessariamente indicativo de câncer de próstata, podendo ser causado por outras condições, como inflamação ou hiperplasia benigna da próstata.

Por isso, é fundamental que o médico avalie o histórico médico do paciente e solicite outros exames complementares, como a biópsia da próstata, para um diagnóstico mais preciso e efetivo.

  1. Toque retal

O toque retal é um exame clínico que consiste na inserção do dedo do médico no ânus do paciente para avaliar a próstata. Esse exame é utilizado para detectar possíveis alterações na próstata, como o câncer de próstata. 

É um exame rápido e eficaz na detecção precoce do câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre homens no mundo todo. Por isso, é fundamental que homens a partir dos 50 anos realizem o exame regularmente.

Por fim, é importante ressaltar que os exames preventivos não garantem que o câncer não vai surgir, mas sim que ele pode ser identificado precocemente, o que aumenta as chances de cura. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe