Female doctor with a stethoscope is holding mock stomach in the hands. Help and care concept

5 formas de prevenir o câncer de estômago

O câncer de estômago do tipo adenocarcinoma é disparado o que mais acomete pessoas, responsável por cerca de 95% dos casos. O fato do quadro ser de lento desenvolvimento, dificulta o seu diagnóstico, mas existem formas de preveni-lo.

Ficou interessado? Deseja saber mais sobre o assunto? Portanto, continue a leitura deste post. Nele apresentaremos as principais formas de prevenção deste quadro. 

O que é câncer no estômago?

O estômago é um órgão do sistema digestivo com a função de armazenar a comida ingerida e de ajudar na digestão dos alimentos. A digestão é um processo longo, que começa na boca até o intestino grosso.

O câncer de estômago ou câncer gástrico, como também é chamado, ocorre em função de um crescimento anormal de células. Antes do aparecimento do câncer, algumas alterações podem ser percebidas na mucosa do estômago. Tais alterações raramente causam sintomas. 

Quais os tipos de câncer de estômago?

A condição desse câncer é dividida em diferentes tipos. Veja abaixo os principais e suas características:

  • Adenocarcinoma: Responsável por aproximadamente 95% dos casos, esses cânceres se desenvolvem a partir das células que formam a camada mais interna do estômago (mucosa).
  • Linfoma: Esses são cânceres do sistema imunológico que às vezes são encontrados na parede do estômago. O tratamento e prognóstico desse tipo de câncer de estômago dependem do tipo do linfoma.

5 formas de prevenir o câncer de estômago

O lento desenvolvimento e a ausência de sintomas específicos torna assustador o quadro de câncer no estômago. Mas, de fato, existem coisas que você pode fazer para reduzir seu risco de desenvolver a doença. Veja a seguir as principais formas:

Não fumar

Fumar aumenta o risco de câncer de estômago proximal (porção do estômago mais próxima ao esôfago). O tabagismo aumenta o risco de muitos outros tipos de câncer e é responsável por cerca de um terço de todas as mortes por neoplasias.

Mudança de hábitos alimentares

É importante manter uma dieta saudável, que inclua uma variedade de frutas e vegetais coloridos e grãos inteiros, e evite ou limite carnes vermelhas e processadas, bebidas adoçadas com açúcar e alimentos altamente processados.

Obesidade

Estar acima do peso ou ser obeso aumenta o risco de alguns tipos de câncer de estômago, portanto, manter um peso saudável pode diminuir esse risco. 

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

O uso de álcool provavelmente aumenta o risco, portanto, evitar ou limitar a ingestão de álcool é a melhor estratégia para não desenvolver, não só este tipo de câncer, mas também todo o tipo.

Atividades físicas regulares

Praticar atividade física regularmente também ajuda a diminuir o risco de câncer de estômago. Manter o corpo ativo também pode ter um efeito sobre o risco de vários outros tipos de doenças. 

Qual o tratamento?

A cirurgia geralmente é o método mais utilizado para curar o paciente. Porém, as opções de tratamento para esta condição vão variar conforme o estágio da doença. Sessões de quimioterapia e radioterapia também podem ajudar. Elas podem ser feitas também após, ou antes da cirurgia, aumentando as chances de cura.

Então, com a leitura deste post, você se informou sobre as principais formas de prevenção do câncer de estômago. Portanto, fique atento às dicas e em casos de qualquer anormalidade procure imediatamente por acompanhamento médico especializado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe