câncer gástrico

6 Exames Que Auxiliam Na Detecção Do Câncer Gástrico

Assim como outros órgãos do corpo, o estômago também pode ser acometido por um tumor, sendo chamado de câncer gástrico. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), esse é o terceiro tipo mais comum entre homens.

Para o seu diagnóstico precoce é fundamental manter uma rotina de check-ups médicos e, na identificação de qualquer anomalia, realizar exames essenciais na detecção dessa doença. Quer saber mais sobre eles? Então, continue a leitura do artigo.

1. Exames raio-X – Série gastrointestinal superior

Trata-se de um conjunto de exames raio-X que serão realizados para avaliar a saúde do esôfago, estômago e intestino delgado. Porém, ele é menos usado que a endoscopia, pois é menos eficiente.

Ainda, a série gastrointestinal superior é realizada usando contraste baixo que, ao ser ingerido, cobre o revestimento do esôfago, estômago e intestino delgado. Em alguns casos, utiliza-se a técnica de duplo contraste, permitindo a identificação até de pequenas anomalias.

2. Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada é outro recurso de diagnóstico para o câncer gástrico e que funciona a partir da radiação X para visualizar pequenas fatias do corpo. Esse exame permite confirmar a localização do câncer e também se há disseminação.

Ainda, a tomografia pode determinar a extensão do tumor e indicar se a cirurgia é ou não uma opção de tratamento. Outra vantagem é que esse exame pode ser usado para guiar o posicionamento da agulha de biópsia.

3. Ressonância magnética

A ressonância magnética é um método de diagnóstico de imagem que possibilita a avaliação do estado dos órgãos internos, sem o uso de raios X. Isso porque utiliza-se de ondas eletromagnéticas para a formação de imagens.

4. Tomografia por emissão de pósitrons

A tomografia por emissão de pósitrons, ou PET como é chamada, mede as variações nos processos bioquímicos. Quando há um quadro de câncer, a bioquímica do corpo humano é afetada.

A vantagem deste procedimento é que essas mudanças surgem antes que os sinais visíveis da doença sejam percebidos por outros exames. Porém, o PET é mais eficiente na identificação de áreas de disseminação.

5. Hemograma completo

O diagnóstico do câncer gástrico também pode ser favorecido através do hemograma completo, a fim de identificar o quadro de anemia. Isso porque essa condição pode estar relacionada a um sangramento no estômago. Outra possibilidade é o exame de sangue oculto nas fezes.

Com o diagnóstico da doença, o médico irá solicitar outros exames, como, por exemplo, bioquímica sanguínea. Esse exame permite avaliar se o fígado e os rins estão ou não funcionando corretamente.

6. Endoscopia digestiva alta

Trata-se do exame mais importante para a detecção precoce do câncer de estômago, podendo ser solicitado para pacientes que já apresentam algum fator de risco ou sintomas relacionados à condição.

Ainda, o procedimento consiste na introdução de um endoscópio pela garganta do paciente, que irá transmitir imagens para um monitor para que o médico visualize os órgãos internos. A endoscopia também é feita para fins de biópsia.

Enfim, esses são alguns dos exames mais utilizados no diagnóstico do câncer gástrico. Por isso, quando o paciente possui fatores considerados de risco, o médico tende a solicitar esses testes para rastrear a doença.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe