Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), há uma estimativa de mais de 6 mil novos casos de câncer de ovário para o período 2020-2022, o que representa um risco de 6.18 casos novos a cada 100 mil mulheres.
Neste sentido, é de extrema importância conhecer e estar atento aos sinais e sintomas da doença. Quer saber mais sobre eles? Então, continue a leitura deste artigo. A seguir, responderemos a todas as suas dúvidas a respeito do tema.
1. Dor pélvica
A dor e o desconforto abdominal é um dos sintomas mais característicos do câncer de ovário. Contudo, assim como ocorre com outros tumores malignos, os sintomas tendem a ser mais evidentes em estágio avançado da doença.
Geralmente, acompanhado da dor pélvica, o indivíduo pode apresentar outros sinais também característicos, tais como, gases, indigestão, inchaço abdominal e cólicas. Portanto, na presença desse sintoma, converse com seu médico.
2. Sangramento vaginal após a menopausa
O câncer de ovário apresenta números que indicam que é uma doença mais comum entre mulheres que já passaram pela menopausa. O sangramento vaginal é um sintoma comum nesses casos.
No entanto, estudos afirmam que, em 90% dos casos, esse sangramento vaginal está relacionado a uma condição benigna. Então, na presença desse sinal, o melhor a fazer é procurar o seu médico para investigar a causa.
3. Sangramento vaginal antes da menopausa
O sangramento vaginal antes da menopausa só é um problema ou um possível sintoma de câncer de ovário quando apresenta um volume anormal, diferente do padrão de menstruação da mulher. Além da relação com o tumor nos ovários, pode indicar um câncer endometrial ou cervical.
4. Perda ou ganho de peso sem causa aparente
Um outro sintoma comumente relacionado a algum tipo de câncer é a perda ou ganho de peso inesperado. Isso pode ser explicado por diferentes razões. Uma delas é que, quando há o diagnóstico de uma neoplasia nos ovários, o tumor pode aumentar de tamanho, provocando esse peso extra.
5. Falta de apetite
Entre os principais sintomas relacionados ao câncer de ovário está a perda de apetite, o que, consequentemente, leva a perda de peso. Por isso, um emagrecimento acentuado ou a falta de vontade em se alimentar fora do padrão é motivo para atenção.
Em função desse sintoma, não é raro que muitas mulheres diagnosticadas com a doença apresentem uma perda de até 4,5kg, de forma súbita, sem ter feito mudanças na dieta ou aumentar a rotina de atividades físicas.
6. Sinais de metástase
Quando há uma metástase significa que as células cancerígenas já se espalharam para outras partes do corpo, provocando uma disseminação da doença para outros órgãos, reduzindo as chances de cura e as taxas de sobrevida.
No caso do câncer de ovário, os sinais de metástase mais comuns são inchaço, dor pélvica ou abdominal, dificuldade para se alimentar, sensação de plenitude ou necessidade urgente e frequente de urinar.
Enfim, essa é apenas uma relação dos sintomas que comumente são relatados pelas pacientes diagnosticadas com câncer de ovário. Porém, não são os únicos. Portanto, na presença de qualquer anomalia, procure o seu médico.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!