Embora o câncer gástrico esteja entre as condições que mais causam morte, pesquisas apontam que a adoção de hábitos cuidadosamente saudáveis reduz em 75% o risco de desenvolver a doença.
Quer saber mais sobre o assunto? Então você está no lugar certo! Aqui daremos todas as informações necessárias. Não deixe de ler!
Mas antes, o que é o câncer gástrico?
Consiste em um tumor maligno que ocorre devido a proliferação anormal de células, que se desenvolvem nos tecidos dos órgãos. Assim como outros cânceres, quando alcançam a corrente sanguínea, se espalham pelo organismo.
Ainda, o câncer gástrico pode se apresentar de três maneiras: adenocarcinoma (das células secretoras), linfoma (células do sistema linfático) e leiomiossarcoma (tecidos que dão origem aos músculos e ossos do corpo).
Quais são as principais causas de câncer gástrico?
O câncer gástrico está relacionado a alguns fatores, principalmente aqueles relacionados ao estilo de vida do paciente. A manutenção de uma má alimentação, por exemplo, pode causar o aumento do risco para essa condição.
Além disso, outros fatores também já são conhecidos pela Medicina como conseguindo elevar o risco do câncer de gástrico como, por exemplo:
- Doença do refluxo gastroesofágico;
- Obesidade;
- Dieta rica em carne, alimentos salgados, defumados ou em conserva;
- História familiar de câncer de estômago;
- Infecção por Helicobacter pylori;
- Inflamação prolongada do estômago (gastrite);
- Fumar;
- Pólipos estomacais.
Hábitos saudáveis na prevenção do câncer gástrico
Para prevenir o câncer gástrico e levar uma vida saudável, existem algumas medidas que se mostram muito eficazes. A seguir, falaremos sobre aquelas que são mais importantes:
1- Alimente-se Bem!
Comer bem geralmente não é uma tarefa simples, no entanto, manter uma alimentação equilibrada é fundamental para ser possível prevenir o câncer de estômago.
Prefira sempre alimentos cozidos, carne branca, queijos magros, alimentos com pouco açúcar, temperos de origem natural, líquido com baixo teor de açúcar, frutas maduras, entre outros.
2 – Pratique atividade física!
Converse com seu médico sobre o melhor momento para iniciar a prática de exercícios, mas comece aos poucos, no seu ritmo, e vá aumentando os exercícios com o passar do tempo.
A atividade física traz benefícios como sensação duradoura de bem estar, reduz significativamente as chances de câncer, elimina gordura e alimentos ricos em açúcar.
3- Não Fume!
Sendo fumante ativo ou passivo. Inclusive, evite hábitos como usar narguilé, pois podem causar um mal ainda maior à saúde como um todo.
4- Faça check-ups regulares!
A realização frequente de exames, auxilia no controle do pleno funcionamento do organismo e, no caso de um possível desenvolvimento da doença, aumenta significativamente as chances de um diagnóstico precoce.
5- Modere na ingestão de álcool!
Quanto maior o consumo, maior o risco de desenvolver câncer. Por isso, modere o seu consumo de bebidas alcoólicas.
6- Conheça seu histórico médico familiar!
Caso descubra casos positivos de câncer (não só de estômago), converse com seu médico na primeira oportunidade sobre possíveis cuidados preventivos.
7- Evite a exposição a ambientes cancerígenos no seu local de trabalho
Agentes químicos, físicos e biológicos ou combinações dos mesmos são causas bem conhecidas de cânceres relacionados ao trabalho, e evitar ou reduzir a exposição a esses agentes é ideal e desejável.
Então, com a leitura deste texto, você conheceu 7 maneiras de prevenir ou amenizar o câncer de estômago. Portanto, caso perceba algum sinal semelhante, procure um médico para ser avaliado.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!