Os tipos de câncer ginecológico, são as causas mais comuns de morte da população feminina no país. Por ano, são diagnosticados mais de 6 mil novos casos da enfermidade. Porém, existem sinais que podem te auxiliar na identificação desta condição.
Quer saber mais sobre este assunto? Pensando nisso, preparamos este post contendo os principais sintomas que podem indicar o câncer ginecológico. Portanto, não deixe de continuar a leitura!
O que é o câncer ginecológico?
O câncer ginecológico acomete muita gente, sendo importante se prevenir. Os tipos mais incidentes são o de colo de útero e o de ovário. Porém, os tumores de endométrio, vagina e vulva também se enquadram nesta categoria.
Como é feito o diagnóstico?
A ultrassonografia transvaginal geralmente é o exame pedido, durante acompanhamento médico, em caso de suspeita de câncer ginecológico. O diagnóstico é feito através da retirada de uma amostra de tecido para ser analisada em laboratório e verificar se há células cancerosas.
7 sintomas que podem indicar o câncer ginecológico
O quadro de câncer ginecológico pode apresentar sintomas em todas as fases de desenvolvimento. É importante ressaltar que quanto mais cedo for diagnosticado, melhores as chances de tratamento. Veja a seguir 7 sintomas que podem ajudar na identificação da doença:
- Dores nas Costas
Um dos sintomas do câncer de ovário pode ser a dor lombar persistente, na parte inferior das costas, e algumas mulheres a descrevem como uma dor intensa, semelhante ao trabalho de parto.
- Fadiga
A fadiga é o sintoma mais comum de qualquer tipo de câncer, embora seja muito comum em diversas doenças não cancerosas. Costuma ser mais frequente quando a doença está num estágio mais avançado, mas às vezes pode ocorrer em fases iniciais. Fadiga que impeça realizar as atividades normais do dia a dia precisa ser avaliada por um médico.
- Inchaço Abdominal
O inchaço abdominal e flatulência são sintomas que podem estar presentes em casos de câncer de ovário. Esses sintomas costumam ser os mais ignorados pelas mulheres, apesar de causar bastante incômodo.
- Sangramento anormal na vagina
O sangramento anormal na vagina é comum em alguns tipos de câncer ginecológico, como o de endométrio e de colo de útero. O sintoma pode se manifestar por menstruações intensas, além do normal, sangramentos entre um período menstrual e outro e após relações sexuais.
- Dor na região pélvica
A dor pélvica é um incômodo, como uma pressão ou dor, que afeta a área abaixo do umbigo. Ela costuma aparecer em uma boa parcela das mulheres durante o período pré-menstrual, mas sua persistência merece ser investigada.
O sintoma pode estar associado a vários tipos da doença, como o câncer de ovário, endométrio, colo de útero, trompas e vagina.
- Febre
Febres persistentes, que duram mais de uma semana, merecem atenção especial. O sintoma é fator de risco não só de vários tipos de câncer (apesar de raro), mas também de demais doenças infecciosas.
- Perda de Peso
Perder 10 kg ou mais sem estar fazendo uma dieta pode ser uma surpresa agradável, mas não costuma ser normal. Embora o peso possa flutuar ao longo do mês, mudanças muito pronunciadas precisam ser investigadas.
Por fim, com a leitura deste texto, você se informou sobre os principais sintomas que podem indicar o câncer ginecológico. Portanto, caso perceba qualquer anormalidade, procure imediatamente por ajuda médica especializada.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!