câncer de colo do útero

4 fatores de risco para o câncer de colo do útero

O câncer de colo de útero é um dos cânceres ginecológicos mais frequentes. Essa região do nosso corpo compreende a  porção inferior do útero, que se conecta à vagina. Ele é o ponto de separação entre os órgãos internos e externos da mulher.

O crescimento acelerado das células que sofrem alteração no seu DNA, no caso desses tumores, podem ser originadas a partir de agressões decorrentes das lesões infecciosas ocorridas nessa região. Muitas delas são consequências do HPV.

É certo que algumas mulheres com HPV não chegam a desenvolver o câncer. Isso acontece devido ao acompanhamento médico recorrente que possibilita o diagnóstico precoce e, portanto, um trabalho direcionado ao tratamento e prevenção do câncer de colo de útero. 

Além do HPV, existem outros fatores que podem colaborar para o surgimento desse tipo de câncer. Vamos falar sobre eles. Entenda.

Fatores de risco do Câncer de colo de útero

Para deixar claro, um fator de risco é uma situação que favorece ou aumenta as chances para o desenvolvimento de certas doenças, como os tumores.  Quando uma pessoa faz parte do grupo de risco, não significa necessariamente que ela terá a doença. Entretanto, é necessário que o controle e a prevenção sejam realizados com maior atenção.

Infecções pelo HPV

As infecções recorrentes e não tratadas pelo  Vírus do Papiloma Humano podem evoluir para um tumor. Esse é o principal fator de risco associado à doença. O exame preventivo é o modo mais eficaz para diagnosticar esse tipo de infecção. Uma vez infectada, a mulher deve fazer todo o acompanhamento de acordo com as orientações do seu médico.

Infecção por clamídia

A clamídia é uma bactéria transmitida durante o ato sexual. Ao se alojar no colo do útero, provoca uma infecção que além de causar infertilidade, pode evoluir para um quadro de câncer. Os sintomas da infecção, geralmente não são percebidos pelas mulheres, o que torna a doença ainda mais perigosa. 

Histórico familiar

Mulheres que têm casos da doença  na família, entre os parentes de primeiro grau, mãe ou irmã, estão cerca de 3 vezes mais suscetíveis a desenvolvê-la. 

Gravidez precoce

Meninas que tiveram o primeiro filho antes dos 17 anos tem o dobro de chances de terem câncer do colo de útero, do que aquelas que só engravidaram após os 25 anos.

Tabagismo

Esses fator está associados a quase todos os tipos de câncer. Estima-se que a mulher fumante tem 2 vezes mais chances de ter a doença em relação às que não fumam. Isso ocorre devido às substâncias prejudiciais contidas no cigarro que são absorvidas pelo pulmão,  viajando por toda a corrente sanguínea. Essas substâncias causam diversas alterações no organismo, além de diminuir a capacidade de defesa do sistema imunológico. 

É possível  prevenir?

A maioria dos fatores de risco para o câncer de colo de útero são possíveis de serem evitados. A começar pelas infecções provocadas pelo HPV e Clamídia. 

A transmissão dessas doenças são advindas de de relação sexual desprotegida. Sendo assim, usar preservativo, inclusive com os parceiros fixos é a forma mais segura de prevenção. Como os sinais no primeiro estágio da infecção podem ser silenciosos, o acompanhamento ginecológico frequente permite o diagnóstico precoce.

Existe uma campanha nacional de vacinação contra o HPV.  As vacinas são administradas em meninas e meninos durante início da adolescência. Recomenda-se tomar a primeira dose antes dos 26 anos. Entretanto, é importante lembrar que essa vacina não imuniza contra todos os tipos de HPV existentes. Portanto, o uso do preservativo durante as relações sexuais continua sendo necessário mesmo para quem tomou a vacina.

Hábitos de vida saudáveis e visitas frequentes ao seu médico são uma forma importante de prevenir contra diversas doenças, dentre elas o câncer de colo de útero.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe