A melhor forma de manter afastado o risco de desenvolver doenças graves é levando uma vida saudável e realizando visitas regulares aos médicos. No caso das mulheres, os exames periódicos são de extrema importância, pois, ajudam no diagnóstico precoce de muitas patologias.
Você sabe quais são esse exames? Neste post, iremos falar um pouco mais sobre esses cuidados preventivos, listando os principais procedimentos de rotina que precisam ser feitos periodicamente.
1) Rastreamento do câncer de mama
A orientação do Ministério da Saúde brasileiro é de que os exames de rastreamento do câncer de mama sejam realizados por todas as mulheres a partir dos 50 anos com periodicidade bienal.
Ainda, esse rastreamento é feito através da mamografia, um exame que permite identificar possíveis lesões nas mamas em mulheres após a menopausa. Na faixa etária de 40 a 49 anos, a recomendação é pelo exame clínico das mamas, sendo indicada a mamografia apenas se for identificada alguma alteração.
2) Exame papanicolau
O exame papanicolau é o teste realizado para verificar a presença de alterações nas células do colo do útero. O procedimento é a principal forma de diagnosticar precocemente possíveis lesões cancerígenas na região, antes mesmo de surgirem sintomas.
Ainda, o exame é feito a partir da introdução de um equipamento (espéculo) na vagina da paciente. Em seguida, o médico analisa as imagens obtidas e realiza uma pequena escamação da superfície externa do colo do útero a fim de coletar material para ser avaliado em laboratório.
Ademais, o papanicolau deve ser realizado periodicamente por toda mulher que tem ou já teve relações sexuais, especialmente entre os 25 e 59 anos. O intervalo entre os dois primeiros exames é de um ano e posteriormente pode ser feito a cada três anos.
3) Densitometria óssea
A osteoporose é uma doença mais frequente em mulheres e, por isso, a densitometria óssea é um dos exames periódicos para esse público. O diagnóstico precoce é essencial para evitar a ocorrência de fraturas e para preservar a qualidade de vida após a menopausa.
Ainda, o exame consiste na avaliação da massa óssea e a recomendação é para que seja iniciado a partir dos 65 anos, após o diagnóstico de doenças na tireoide, cálculo renal, patologias reumáticas ou gastrointestinais, por quem faz uso contínuo de corticosteroides ou tenha histórico familiar de osteoporose.
4) Avaliação cardiológica
A avaliação cardiológica é um exame periódico tanto para homens quanto para mulheres. O procedimento consiste na realização dos exames de eletrocardiograma, teste ergométrico e ecocardiograma.
Ainda, essa avaliação pode ser iniciada a partir dos 50 anos, em razão da redução no nível dos hormônios femininos. Caso haja histórico familiar e sintomas de doenças cardiovasculares ou a paciente tenha um estilo de vida sedentário, deve realizar os exames a partir dos 30 anos.
5) Exame de fundo de olho
O exame de fundo de olho é realizado para avaliar as condições das artérias dos olhos, o que permite identificar a presença de lesões causadas pelo diabetes, hipertensão arterial, glaucoma e até tumores na retina.
Ainda, esse procedimento deve ser realizado como forma de prevenção, mas a necessidade do acompanhamento médico permanece. Nos pacientes portadores de câncer de mama ou de ovário, doenças cardiovasculares ou osteoporose, o exame precisa ser iniciado mais cedo e repetido com mais frequência.
Enfim, esses são alguns dos principais exames periódicos que toda mulher precisa realizar. Assim, é possível ter uma maior qualidade de vida e favorecer o diagnóstico precoce de diferentes doenças.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!