Sarcoma de Kaposi é um tipo de câncer de pele que atinge os tecidos dos vasos sanguíneos e linfáticos, e que resulta no surgimento de lesões na pele por todo o corpo.
Essas lesões também podem surgir em superfícies mucosas, como dentro da boca por exemplo, e em órgãos internos, como pulmões, fígado e sistema digestivo.
Essa doença é considerada rara, porém é uma complicação corriqueira na aids. Alguns estudos apontam que o herpesvírus humano do tipo 8 está implicando na manifestação da doença, principalmente em pessoas que possuem um sistema imunológico debilitado.
Tipos de Sarcoma de Kaposi
O Sarcoma de Kaposi pode ser dividido em três principais formas epidemiológicas, que possuem modificações celulares bastante parecidas, essas formas são:
Sarcoma de Kaposi Epidêmico
O tipo epidêmico é considerado o mais comum, e está relacionado a AIDS, o seu desenvolvimento acontece em pessoas que foram infectadas pelo HIV.
Vale ressaltar, que uma pessoa portadora do vírus HIV não necessariamente tem AIDS. Há casos em que o vírus pode estar presente no corpo por anos, antes de causar a doença.
Sarcoma de Kaposi Clássico
O tipo clássico é considerado o mais raro da doença e acomete principalmente homens idosos. Tem como característica um processo de evolução lento e não compromete o sistema imunológico.
Neste caso o paciente geralmente apresenta inúmeras lesões nas pernas, tornozelos ou na sola dos pés. Diferentemente dos outros tipos da doença, as lesões aqui possuem um crescimento demorado e o desenvolvimento de novas lesões não ocorre com muita frequência.
Sarcoma de Kaposi Endêmico
Esse tipo é considerado a forma mais agressiva da doença e geralmente ocorre em jovens negros que vivem na África Equatorial, por isso também é conhecida como Sarcoma de Kaposi africano.
A infecção se torna mais comum na África do que em outros lugares do mundo devido a alguns fatores presentes no país que contribuem para o desenvolvimento dessa doença, visto que ela acomete um grupo amplo de pessoas.
Sintomas
Os sintomas desse tumor variam de acordo com a cor da pele do indivíduo. Em pessoas de pele branca, as lesões possuem manchas de aparência avermelhada que se alastram pelo corpo, na região da boca e da faringe. Já na pele negra, as manchas possuem uma cor marrom ou até mais escura.
Outros sintomas comuns dessa doença são inchaços nos membros inferiores, e em casos mais graves, sangramento no sistema digestivo e insuficiência respiratória.
Causas
O que causa esse câncer de pele é a interação entre o HIV, um sistema imunológico debilitado e o herpesvírus humano tipo 8.
Pesquisas feitas pela Kaiser Permanente apontam que a associação de alguns fatores como tabagismo e obesidade, pode provocar uma maior incidência de risco para esse câncer.
Nessa doença, ocorre a infecção das células endoteliais com o vírus KSHV, esse vírus acaba induzindo os genes a provocar uma divisão das células, fazendo com que elas vivam mais tempo do que deveriam. Esse tipo de alteração, pode transformá-las em células cancerígenas.
Tratamento
O tratamento do Sarcoma de Kaposi pode ser feito por meio de radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e até a utilização de drogas com o intuito de inibir a formação de novos vasos sanguíneos.
O uso de medicamentos antirretrovirais contra o HIV também é satisfatório, pois eles diminuem o risco da doença para os portadores desse vírus e também auxilia no processo de regressão da doença.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!