Os cuidados com a pele – também chamados de “skincare” nas redes sociais e em blogs populares – estão com tudo! Felizmente, cada vez mais pessoas se atentam à necessidade de proteger o rosto com uma rotina saudável e de utilizar protetor solar diariamente.
É fato: é impossível ter uma pele jovem por muito tempo se você não faz uso de protetor solar. E a juventude é só a ponta do iceberg: o excesso de exposição solar é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele.
Vale lembrar que a doença é responsável por 33% dos diagnósticos de câncer no Brasil. Não vale a pena arriscar, certo? Então proteja-se!
A melhor forma de lutar contra o câncer é sempre a prevenção. Abaixo, você verá 3 dicas de cuidados com a pele para quem precisa se expor ao sol para trabalhar. Confira!
Cuidados com a pele: 3 dicas para quem trabalha ao ar livre
A primeira dica, claro, é utilizar protetor solar – como já adiantamos. Mas isso não é tudo: é preciso investir em fotoprotetores com FPS maior ou igual a 30. Preferencialmente, escolha protetores que têm toque mais seco e textura leve; dessa forma, você não se sentirá incomodado em utilizar o produto diariamente.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), pessoas que estão expostas de forma intensa ao Sol devem reaplicar o filtro solar a cada duas horas. Em situações um pouco mais brandas, a aplicação deve ser feita pelo menos três vezes ao dia.
Se você lavar o rosto ou suar demais, reaplique o protetor. Lembre-se sempre de, ao final do dia, lavar o rosto com sabonete neutro e hidratá-lo bem, com um produto que dialoga com a sua pele.
Quando em ambientes abertos, tente proteger a cabeça, o pescoço e os ombros
Nem todos sabem, mas melanomas (que são tipos de câncer de pele mais raros e agressivos) também podem se manifestar em áreas além do rosto, como o pescoço, os ombros e o couro cabeludo.
Assim, se você passa protetor solar no rosto e continuar a expor outras partes do seu corpo, você ainda corre riscos significativos de ter problemas no futuro.
Se o seu trabalho permitir, use chapéus. Se não for possível, tente ficar sempre na sombra ou protegido da incidência direta dos raios solares. Não é a melhor opção, é verdade, mas tende diminuir a exposição de qualquer forma.
Utilize roupas adequadas
É natural que as pessoas pensem que, por conta da exposição ao sol, a melhor opção seja utilizar roupas mais frescas, que exponham braços e boa parte da pele.
Isso é um equívoco. Para se proteger dos raios UV, o mais indicado é que o trabalhador utilize blusas de manga comprida (há alguns tecidos, inclusive, que possuem proteção contra o sol), calça comprida e sapatos que protejam os pés, em vez de deixá-los à mostra.
No caso dos trabalhadores rurais, a Norma Regulamentadora (NR) 31 afirma que o protetor solar, assim como as vestimentas adequadas, são obrigação do empregador.
Como se pode ver, os cuidados com a pele são imprescindíveis não apenas para o bem-estar do trabalhador, mas para preservar a sua saúde e longevidade.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!