O câncer de colo uterino é considerado, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o terceiro de maior incidência entre o público feminino e tem como principal causa o papilomavírus humano (HPV).
Sua evolução costuma ser lenta e as mulheres mais acometidas por esse tipo de câncer possuem de 40 a 60 anos, muitas das vezes, com baixo nível socioeconômico que possuem menor acessibilidade ao diagnóstico e tratamento precoce.
Nesse post irei te contar tudo a respeito do câncer do colo do útero e os seus estágios. Confira a seguir.
Características do câncer de colo uterino
O câncer do colo do útero, também conhecido como câncer cervical, inicia-se através das alterações celulares na região do colo do útero (final da vagina). Como dito anteriormente, é considerado como principal causa dessas alterações a infecção pelo vírus HPV (que, por sua vez, tem como principal forma de contágio as relações sexuais desprotegidas).
No entanto, vale ressaltar que existem vários tipos de HPV e nem todos possuem alguma relação com o desenvolvimento do câncer. Há, ainda, alguns fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da doença, como: uso de contraceptivos orais, tabagismo, gestação precoce, múltiplos parceiros sexuais, iniciação sexual precoce e baixa ingestão de vitamina A e C.
O diagnóstico precoce na maioria das vezes é realizado através do exame ginecológico regular, que deve ser realizado por todas as mulheres com vida sexual ativa periodicamente, de acordo com a indicação médica.
Quais são os estágios da doença?
O câncer do colo do útero é classificado nos estágios 0, I, II, III e IV, sendo que:
- Estágio 0: neste estágio, o tumor está localizado na camada superficial do colo do útero e não atinge outras camadas mais profundas do tecido, conhecido como carcinoma in situ;
- Estágio I: se a doença não for diagnosticada e tratada no estágio 0, ela evolui e o câncer atinge tecidos mais profundos, mas ainda se limitando ao útero;
- Estágio II: aqui o tumor começa a se alastrar e já consegue atingir tecidos da área pélvica próxima ao útero, como por exemplo a vagina;
- Estágio III: o tumor já se espalhou pela parte inferior da vagina ou parede pélvica e pode inclusive estar bloqueando os ureteres (tubos responsáveis por levar a urina dos rins até a bexiga);
- Estágio IV: esse é considerado o estágio mais avançado e grave da doença onde já é possível que o tumor tenha atingido a bexiga, reto ou até mesmo órgãos mais distantes, como o pulmão (metástases).
Sintomas do câncer de colo uterino
Nos estágios iniciais da doença, é comum que a mulher não apresente sintoma algum. Entretanto, à medida que a doença evolui, algumas alterações podem surgir, como:
- Sangramento vaginal anormal;
- Corrimento vaginal escuro e/ou com mau cheiro;
- Dores abdominais.
O câncer do colo do útero tem cura?
Felizmente, a resposta dessa pergunta é sim! A eficácia dos tratamentos da doença pode chegar em até 100% dependendo do seu estágio e se realizados por um bom profissional.
Quais são os tratamentos da doença?
Para avaliar o tratamento da doença é necessário averiguar qual é o estágio em que a paciente se encontra.
Caso a mulher apresente apenas lesões pré-cancerígenas, é bem provável que o tratamento consista apenas na retirada da porção do colo de útero que está alterada e no acompanhamento periódico para verificar se não há novas lesões.
Se porventura os estágios do câncer de colo uterino estiverem avançados, o médico precisará avaliar o que deverá ser feito para retirada do tumor. Todavia, o tratamento mais comum nesses casos é por meio de uma intervenção cirúrgica.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!