O Papiloma vírus humano, mais conhecido como HPV, é um vírus que infecta pele e mucosas. Quando não é diagnosticado e tratado precocemente, este vírus pode acabar causando verrugas ou lesões cancerígenas, sendo causa comum dos cânceres de útero, garganta ou ânus.
Mas, afinal… Quais são as causas, sintomas e tratamentos da doença? Quem está mais suscetível a ser infectado? Criei esse post para que você fique por dentro das principais informações a respeito deste vírus. Confira!
Causas do HPV
Por se tratar de um vírus contagioso, ele é transmitido por meio do contato pele com pele e sua principal fonte de transmissão é através da relação sexual desprotegida. Portanto, é considerado uma DST (doença sexualmente transmissível), ainda que em raros casos ele possa ser transmitido por meio de objetos, como o compartilhamento de roupas íntimas ou toalhas.
Fatores de risco
As pessoas com vida sexual ativa são as mais propensas a serem infectadas pelo vírus HPV. No entanto, há alguns fatores de risco que aumentam a chance de isso ocorrer. Confira quais são:
- Relação sexual desprotegida;
- Vida sexual precoce;
- Múltiplos parceiros;
- Baixa imunidade;
- Não realizar exames de rotina;
- Presença de outras DSTs.
Sintomas do Papiloma vírus humano – HPV
O principal sintoma da doença é o aparecimento de verrugas e/ou lesões de cor branca ou castanha na pele, que podem ou não causar coceiras.
Embora o normal seja que as lesões apareçam na região genital (vulva, vagina, colo do útero, pênis e ânus), elas podem ser vistas também em outros locais do corpo, como os pés, mãos, boca e garganta.
Diagnóstico
Na grande maioria das vezes, as lesões e/ou verrugas não podem ser vistas a olho nu. Por isso, é de extrema importância a realização de exames de rotina para a descoberta da doença.
Os exames indicados para a prevenção e diagnóstico do HPV são: Papanicolau, colposcopia, vulvoscopia, peniscopia e anuscopia.
Nesses exames, pode ser utilizado um reagente corante para facilitar a busca pelas lesões causadas pelo vírus, uma vez que este irá atuar aumentando a superfície da pele e das mucosas.
Tratamentos do HPV
O tratamento da doença vai depender da sua manifestação (se foi através de uma lesão ou verruga) e pelo seu grau e localização, sendo avaliado e indicado pelo seu médico de confiança.
Estão entre os tratamentos mais comuns:
- Utilização de cremes: indicado para lesões pequenas, em pequena quantidade e em regiões externas. Além de auxiliar no combate do vírus, os cremes e ácidos podem também aumentar a imunidade local, contribuindo para que o quadro não se repita;
- Retirada da lesão: indicado para lesões maiores e/ou localizadas em locais de difícil acesso, a retirada pode acontecer de diversas maneiras. Uma das mais conhecidas e eficazes é através da cauterização a laser em que o feixe de luz é direcionado para a lesão, queimando-a;
- Outros tratamentos: além disso, também pode ser indicado o tratamento através da crioterapia e radiofrequência.
Espero que você possa ter entendido as principais questões a respeito do HPV. Não se esqueça que esse é um assunto sério e, se não for diagnosticado e tratado precocemente, ele poderá desenvolver um câncer. Portanto, mantenha seus exames de rotina em dia e previna-se!
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!