retirada dos ovários

Como é a vida após a retirada dos ovários?

Quando a paciente possui alguma alteração nos exames ginecológicos ou incômodo recorrente, o médico pode acabar recomendando a Ooforectomia, cirurgia para a retirada dos ovários unilateralmente ou bilateralmente.

Mas, será que essa é realmente uma boa opção? Quais são as indicações, riscos e consequências da retirada dos ovários? Criei esse post para que eu possa te esclarecer as principais questões que envolvem este tema. Veja a seguir!

Quais são as indicações da retirada dos ovários?

A retirada de um dos ovários através da Ooforectomia pode ser indicada em caso de:

  • Abcesso ovariano;
  • Endometriose no ovário;
  • Presença de cistos ou tumores;
  • Torção de ovário;
  • Dor pélvica crônica;
  • Câncer de ovário.

Além disso, há uma outra condição onde a cirurgia de Ooferectomia pode ser considerada: para a prevenção de câncer de ovário. Em especial nas pacientes que já possuem predisposição para o desenvolvimento da doença (histórico familiar ou com mutações nos genes BRCA1 ou BRCA2, situação que aumenta o risco de desenvolvimento de câncer nas mamas e ovários).

Existem benefícios? Quais?

Quando a cirurgia é feita para a retirada de ambos os ovários, o maior benefício é, sem dúvidas, a prevenção do câncer. Porém, há outros benefícios que podem ser notados a curto, médio e longo prazo pelas mulheres que retiram apenas um ovário ou ambos, sendo o principal deles a diminuição do incômodo queixado por elas antes do procedimento.

Como é a recuperação e a vida da mulher após a retirada dos ovários?

Uma vez que este procedimento tende a ser tranquilo, realizado via laparoscópica, a sua recuperação também não costuma apresentar grandes complicações.

E em relação à vida da mulher pós-procedimento, nota-se que as mudanças no caso da retirada de apenas um ovário não costuma acontecer em um curto prazo, tendo em vista que o outro ovário permanecerá ativo e se encarregará pela produção de hormônios.

Porém, é de extrema importância que a paciente continue o seu acompanhamento médico. É necessário averiguar se os níveis hormonais estão dentro do esperado ou se a reposição será necessária, principalmente se a mesma tiver desejo de engravidar.

No caso da cirurgia bilateral, a produção hormonal é comprometida imediatamente e, com isso, há algumas mudanças que poderão ser notadas pela mulher dias após a realização do procedimento. São elas:

  • Diminuição da libido;
  • Intensificação dos sintomas da menopausa;
  • Risco aumentado de fraturas e de desenvolver a osteoporose;
  • Maior chance de desenvolver doenças cardiovasculares.

Dessa forma, também torna-se essencial o acompanhamento médico para que essas mudanças não afetem negativamente a saúde e bem-estar das pacientes e para que tudo fique sob controle.

Bom, espero que você tenha entendido sobre o assunto. Não se esqueça que as indicações, benefícios e riscos da cirurgia para retirada dos ovários deve ser discutida diretamente com seu médico de confiança para averiguar se essa é, de fato, a melhor opção para você. Afinal, cada caso precisa ser discutido de forma individual a partir dos sintomas e condições físicas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe