Câncer de pele melanoma: como se prevenir ao longo do ano

A chegada do verão e das altas temperaturas é um momento muito esperado pela população. Porém, ao mesmo tempo, é a temporada responsável pelo maior número de diagnósticos de câncer de pele melanoma.

Por isso, é importante se prevenir durante todo o ano e afastar o risco de desenvolver a doença.

Como se prevenir do câncer de pele melanoma

Então, se você quer saber mais sobre o assunto, recomendamos a leitura deste post.

Uso do filtro solar

O protetor solar é a principal forma de evitar o desenvolvimento do câncer de pele. Isso porque a exposição à radiação solar é um dos fatores de risco mais importantes desta doença. Os raios ultravioleta (UV) conseguem penetrar nas células e modificar o seu DNA.

Dessa forma, passe o filtro solar e mantenha a pele protegida contra esta neoplasia. No entanto, essa proteção não deve ser aplicada apenas na praia ou em dias de sol, mas durante todo o ano, até mesmo nos dias nublados.

Ainda, para usufruir todos os recursos do protetor solar e não sentir nenhum desconforto, converse com seu dermatologista e escolha o produto mais recomendado para suas necessidades e para seu tipo de pele.

Utilize roupas que cobrem o corpo

Por mais que não sejam a melhor forma de proteção, qualquer roupa ajuda a reduzir os efeitos nocivos dos raios solares. Assim, utilize roupas confortáveis e que cubram bem o corpo. Essa dica é ainda mais importante para quem trabalha ao ar livre ou exposto ao sol.

Aposte nos chapéus com abas largas

Da mesma maneira que as roupas protegem o corpo, os chapéus funcionam como uma barreira para a radiação solar, principalmente aqueles fabricados com palha, tecidos e fibras. Então, sempre que precisar sair de casa, não se esqueça deste acessório.

Óculos de sol com filtro UV

Os óculos de sol são um dos principais recursos de proteção solar. Porém, para que sejam efetivos, precisam oferecer proteção contra a radiação ultravioleta. Esses filtros já se tornaram comuns e são facilmente encontrados.

Por outro lado, descarte os óculos de sol de origem duvidosa, comercializados em locais suspeitos. Geralmente, esses produtos são falsificados e, além de serem produzidos com materiais de baixa qualidade, não contam com nenhum tipo de proteção.

Respeite os horários

Para que a sua ida à praia ou os exercícios ao ar livre ocorra de forma segura, evite os horários entre 10 e 16 horas, pois é o período onde há maior incidência da radiação solar. Fora desse intervalo, qualquer horário é liberado. Não se esqueça do filtro solar.

Evite o bronzeamento artificial

As câmaras de bronzeamento artificial utilizam a radiação ultravioleta para provocar efeito similar ao do sol. A utilização a longo prazo desse bronzeamento contribui para o desenvolvimento do câncer de pele.

Faça o autoexame

O câncer de pele se caracteriza pela formação de pintas ou manchas irregulares que podem mudar ou não de tamanho, cor e forma. Assim, ao realizar o autoexame da pele regularmente, você tem mais oportunidades para perceber a presença de alguma anormalidade.

Além disso, esteja atento a possíveis alterações em marcas de nascença. O câncer de pele melanoma pode se manifestar nessas pintas, causando sangramento, mudando sua forma ou tamanho. 

Portanto, com a leitura deste post, você já tem as informações necessárias para prevenir o câncer de pele melanoma. Caso suspeite de alguma mancha anormal, procure um dermatologista para ser avaliado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe