câncer de cólon

5 Formas De Diagnosticar O Câncer De Cólon

O câncer de cólon se desenvolve no intestino grosso, em um tubo longo chamado de cólon. A condição é tratável e muitas vezes curável, desde que seja diagnosticada precocemente. Geralmente, se originam em pólipos, um tipo de lesão benigna que cresce na parede do órgão.

Neste sentido, é fundamental estar atento aos sintomas e, na presença de qualquer anomalia, procurar a avaliação de um médico. Existem diferentes formas de diagnosticar a doença. A seguir, falaremos mais sobre elas.

1) Exames de imagem

Os exames de imagem são essenciais para identificar o local da lesão e a extensão do tumor (estadiamento). Neste sentido, os exames mais utilizados são:

  • tomografia computadorizada: técnica que utiliza raio-X para visualizar pequenas regiões do corpo, sendo indicada para confirmar se o câncer de cólon se disseminou ou não para os linfonodos, fígado, pulmões ou outros órgãos;
  • ultrassom: técnica que não se utiliza de radiação ionizante, mas sim de ondas sonoras que produzem imagens em tempo real. No caso desta doença, podem ser usados o ultrassom abdominal, endorretal ou intraoperatório;
  • ressonância magnética: método que utiliza ondas eletromagnéticas, produzindo imagens que ajudam a determinar o tamanho e a localização de um tumor de cólon;
  • radiografia de tórax: um exame de raio-x que é usado para detectar a presença de alguma imagem suspeita de metástase;
  • tomografia por emissão de pósitrons: exame que mede variações nos processos bioquímicos que ocorrem antes dos sinais visíveis da doença estejam presentes em imagens de tomografia computadorizada;
  • angiografia: método que usa radiação X para visualizar os vasos sanguíneos a fim de identificar se a doença já se disseminou para o fígado.

2) Colonoscopia

A colonoscopia diagnóstica é realizada quando o paciente apresenta sintomas relacionados ao câncer de cólon ou porque algo anormal foi encontrado em outro exame de rastreamento. O médico introduz um tubo flexível (colonoscópio) através do ânus que transmite imagens da região, possibilitando a visualização do tumor.

Ainda, para fazer a colonoscopia é necessário esvaziar o cólon e o reto. Para isso, o paciente inicia uma dieta líquida e utiliza laxantes na véspera do exame. O procedimento leva cerca de 10 minutos.

3) Teste de imunoquímica fetal (FIT)

Trata-se de um exame que detecta sangue oculto nas fezes. Caso haja algum resíduo de hemoglobina humana, há uma reação. Para a realização, o paciente coleta as amostras. Se o resultado for positivo para sangue oculto, será necessário fazer colonoscopia.

4) Exame de sangue oculto nas fezes (FOBT)

O exame de sangue oculto nas fezes é similar ao FIT, mas exige algumas restrições alimentares antes da coleta das amostras. Esse teste deve ser feito anualmente. Porém, mesmo quando o sangue oculto é detectado, não é possível afirmar a sua origem.

5) Sigmoidoscopia flexível

A sigmoidoscopia flexível é um exame similar a colonoscopia, mas não examina todo o cólon. A partir da introdução do sigmoidoscópio através do ânus, é possível visualizar o reto e parte do cólon, detectar a doença e, se for caso, remover o tumor.

Antes do exame, é necessário fazer um preparo para esvaziar o cólon e o reto. Para isso, o paciente faz uma dieta um dia antes do exame, além de fazer uso de laxantes para total esvaziamento do cólon. 

Então, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre os principais exames utilizados para o diagnóstico do câncer de cólon. Portanto, fique atento a presença de algum sintoma anormal e procure um médico o quanto antes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe