Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é a doença que mais afeta as mulheres no Brasil e no mundo. Neste sentido, a mamografia é o principal recurso disponível para o diagnóstico precoce dessa doença.
Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre quando é o momento exato de realizá-lo. Por isso, preparamos este artigo para explicar tudo o que você precisa saber e responder às suas dúvidas.
O que é a mamografia?
Trata-se de um exame radiológico realizado em um equipamento chamado de mamógrafo que permite a avaliação da condição das mamas da paciente. Esse é o principal método utilizado por ginecologistas e mastologistas para identificar possíveis problemas na região.
Atualmente, a mamografia pode ser realizada tanto pelo aparelho tradicional quanto pelo digital, a diferença está na forma como a imagem é captada. No primeiro formato, a imagem mamográfica é registrada em um filme após a exposição da mama ao raio X.
O ponto negativo é que se houver alguma dificuldade técnica, o exame deverá ser refeito. Já a mamografia digital transforma o raio X em um sinal elétrico para que possa ser visualizado no computador. Entre as vantagens desse tipo está na capacidade de armazenamento da imagem mamográfica e na possibilidade de manipulação dessa imagem.
Como o exame é feito?
O exame é realizado no consultório médico e será solicitado a paciente que substitua a sua roupa por um avental. Posteriormente, será solicitado que ela coloque as mamas, uma de cada vez, no mamógrafo.
Em seguida, realiza-se uma pequena compressão dos seios para reduzir ao máximo a exposição à radiação. Porém, esse é também o momento mais dolorido e desconfortável do exame.
Com a devida captura das imagens mamográficas, o médico irá analisá-las. Caso ele entenda ser necessário, pode solicitar que seja feito novamente. Se não houver nenhuma anomalia, a paciente será orientada sobre o momento de refazê-lo.
Por outro lado, se a mamografia indicar alguma alteração que levante dúvidas sobre um câncer, o médico poderá indicar a realização de uma biópsia para a análise laboratorial das células.
Quando é a hora de realizar a mamografia?
Em situações normais, a orientação médica é para que as mulheres com mais de 40 anos passem a realizar o exame a cada um ou dois anos. Porém, essa recomendação pode ser alterada se houver qualquer risco para a paciente.
Por exemplo, se ela sente dor nas mamas, se foi identificado um nódulo na região, se já tem histórico pessoal desse câncer ou se algum familiar já foi diagnosticado com essa doença. Isso porque são fatores de risco que aumentam as chances de uma pessoa desenvolver a condição.
Nesses cenários, o médico poderá reduzir o intervalo entre cada mamografia ou solicitar que o exame seja feito antes dos 40 anos. Contudo, não é indicado para mulheres mais jovens, pois suas mamas são mais densas e exigiria uma dose maior de radiação. Também não é indicado para gestantes, pois a radiação pode afetar a formação do bebê.
Enfim, se você já está na idade de começar a fazer a mamografia, não hesite em realizá-la. Esse exame é fundamental para o diagnóstico precoce de câncer. Portanto, faça a sua parte e invista na sua saúde.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!