Câncer de intestino

Câncer no intestino: entenda quais são os sintomas

Aproximadamente 40 mil novos casos de câncer no intestino são diagnosticados por ano no Brasil. É um dos tumores mais frequentes na população brasileira. Portanto, é de extrema importância se informar sobre esta condição.

Pensando nisso, preparamos o post a seguir com as principais informações sobre o câncer no intestino. Não deixe de continuar a leitura!

O que é o câncer no intestino?

O câncer de intestino, conhecido também como câncer colorretal, é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso ou na sua porção final, o reto. Na grande maioria dos casos, se desenvolve a partir de um pólipo.

Alguns tipos de pólipos têm mais chances do que outros de se tornarem câncer, mas a recomendação é de que todos sejam removidos. A taxa de mortalidade caiu significativamente ao longo das últimas décadas, devido tanto ao rastreamento e diagnóstico precoce quanto pela disponibilidade de tratamentos cada vez mais efetivos.

Grande parte dos casos de câncer de intestino são associadas ao sedentarismo, consumo de álcool em excesso, alimentação rica em gordura, pouco consumo de fibras, verduras e frutas.

Entenda quais são os sintomas do câncer no intestino

Geralmente, o câncer de intestino é um tumor silencioso, com sintomas mais difíceis de identificar a doença. Isto porque são sinais que também podem ocorrer devido à problemas mais comuns, como fissura anal, infecção intestinal ou intoxicação alimentar.

Ainda assim, alguns sintomas podem ser considerados, principalmente em estágios mais avançados. Entre os principais, estão:

  • Sangue nas fezes

Ao evacuar e perceber a presença de sangramento, já deve-se desconfiar que algo não está bem. Muitas pessoas passam por isso e acabam confundindo com hemorroidas ou fissuras. 

  • Alterações no formato das fezes

Quando a passagem do intestino é bloqueada pelo tumor, o formato das fezes pode ser alterado. Se forem fezes longas e finas, com formato de lápis, será um indício de que alguma coisa está impedindo que elas ocupem o diâmetro do órgão.

  • Constipação ou diarreia

Esses sintomas dependem do tamanho do tumor e localização. O câncer de intestino pode provocar alterações no funcionamento do órgão, como diarreia e constipação. No caso da diarreia, as fezes podem se tornar mais líquidas na parte direita ou no ceco.

  • Inchaço no abdômen

O acúmulo das fezes que não conseguem chegar ao seu destino final leva ao inchaço e dor no abdômen, causando desconforto. Se esses sinais persistirem, deve-se ter mais atenção. 

  • Perda de peso sem motivo específico

A perda de 5 kg ou mais ao longo de sete meses, sem alterações na dieta ou no estilo de vida, pode indicar a doença. Isso acontece devido às células do tumor, que utilizam uma parte do estoque de energia do corpo.

  • Fadiga

Assim como ocorre na questão da perda de peso, o fato de as células cancerígenas utilizarem muita energia do corpo faz com que o portador da doença se sinta constantemente cansado e fraco.

Então, com a leitura deste post, você ficou por dentro dos principais sintomas do câncer de intestino. É importante estar atento e em caso de qualquer anormalidade, procure imediatamente auxílio médico especializado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo

O que deseja encontrar?

Compartilhe