O câncer gástrico é uma condição muito séria que acomete muitas pessoas no Brasil atualmente. Um fato importante que muitos não se atentam é que existem exames que podem auxiliar no diagnóstico.
Quer saber mais sobre o assunto? No post a seguir apresentaremos os principais exames que auxiliam na detecção do câncer gástrico. Portanto, não deixe de continuar a leitura!
O que é o câncer gástrico?
O câncer gástrico ou câncer no estômago como também é conhecido, é a neoplasia maligna que se origina no estômago. Ele pode se espalhar para outros órgãos próximos ou até mesmo distantes, evento conhecido como metástase.
Assim como os outros tipos de cânceres, diversos fatores são tidos como responsáveis pelo seu desenvolvimento no corpo. Fatores esses que fazem uma célula normal do nosso estômago sofrer o processo de carcinogênese e dar origem ao câncer de estômago.
Geralmente, se desenvolve de forma lenta e pode surgir por meio de alterações pré-cancerígenas no revestimento do estômago. Sendo assim, na fase inicial não apresenta sintomas e quando existem podem ser confundidos com outras doenças, como gastrite.
Quais são os fatores de risco?
Existem fatores de risco que não podem ser alterados, como por exemplo, a idade , ser do sexo masculino e fatores genéticos. No entanto há outros fatores que desempenham um papel no aumento do risco para o câncer de estômago:
- Fumar;
- Consumo excessivo de álcool;
- Infecções pela bactéria H. Pylori;
- Gastrite crônica e úlceras de estômago mal curadas;
- Exposição ao amianto;
5 exames que auxiliam na detecção do câncer gástrico
Existem alguns exames que podem auxiliar na detecção do câncer gástrico. Veja na lista abaixo os principais dentre eles:
- Tomografia Computadorizada
A tomografia computadorizada é uma técnica de diagnóstico por imagens que utiliza a radiação X para visualizar pequenas fatias de regiões do corpo, por meio da rotação do tubo emissor de Raios X ao redor do paciente.
- Ultrassom endoscópico
É uma técnica que utiliza ondas sonoras de frequência que produzem imagens em tempo real de órgãos tecidos e fluxo sanguíneo do corpo. O médico consegue visualizar as camadas da parede do estômago, assim como os gânglios linfáticos e outras estruturas.
- Ressonância Magnética
A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem, que utiliza ondas eletromagnéticas para a formação das imagens. Este exame, além de permitir uma avaliação dos órgãos internos, sem a utilização de raios X, também proporciona uma visão mais abrangente da região gástrica.
- Radiografia de Tórax
Este exame é realizado para verificar se a doença se disseminou nos pulmões. O exame de raios X de tórax também pode determinar a existência de doença cardíaca ou pulmonar.
- Tomografia por Emissão de Pósitrons
A tomografia por emissão de pósitron também chamada de PET scan mede variações nos processos bioquímicos, que ocorrem antes dos sinais visíveis da condição se apresentarem em imagens de tomografia computadorizada e ressonância magnética. Só é utilizado em alguns casos, para averiguar se o câncer passou para outras partes do corpo.
Então, com a leitura deste post, você ficou por dentro dos principais exames capazes de auxiliar no diagnóstico do câncer gástrico. Portanto, caso deseje realizá-los, não deixe de procurar orientação médica de confiança.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!