câncer

5 perguntas e respostas sobre o câncer

O câncer compreende um conjunto de doenças, em que a principal característica consiste na divisão celular sem controle e também na capacidade de tais células invadirem outras estruturas do organismo, constituindo assim os chamados tumores.

A medicina registra que existem diversos tipos de câncer. Ele pode se desenvolver em variados órgãos e tecidos do corpo humano, tais como os seios, o pulmão, próstata e, até mesmo, nos ossos e tecidos neurais.

O câncer, de uma forma geral, pode demorar anos para efetuar o seu desenvolvimento. Por essa razão que uma parte significativa da população é diagnosticada com câncer quando passa dos sessenta anos ou até mais. No entanto é válido que esse transtorno não é exclusivo de pessoas idosas, pois atinge indivíduos mais jovens.

Entre os tipos de câncer mais detectados, hoje em dia entre a população brasileira é possível citar o câncer de intestino, o câncer de pele, o câncer de próstata e o câncer de mama.

Cinco perguntas e respostas sobre o câncer

É muito importante ter um bom conhecimento a respeito desse tipo de doença, estando a par dos seus sintomas, possíveis causas e tratamento, sendo assim, confira algumas perguntas e respostas básicas envolvendo o câncer.

  1. Qual é a causa? Os fatores que podem acarretar no surgimento dessa enfermidade podem ser de caráter individuais ou ambientais. No caso dos individuais podem ser consideradas as questões hormonais, as mutações genéticas e também determinadas condições imunológicas. Já os fatores ambientais correspondem a possíveis vírus, irradiação e determinadas substâncias químicas.
    De uma forma geral o câncer não é uma doença hereditária, no entanto existem alguns casos, como o retinoblastoma, que atinge os olhos. Vale salientar também que alguns fatores de ordem genética tornam algumas pessoas mais sensíveis diante da ação de fatores ambientais.
  2. Existe risco de contágio? O câncer não é uma doença contagiosa, nem mesmo quando esse transtorno é ocasionado pela ação de algum vírus. Porém é válido destacar que alguns vírus oncogênicos (que podem resultar o câncer) são transmitidos por meio de relações sexuais e transfusões de sangue. O vírus da hepatite B, por exemplo, que resulta no câncer de fígado, é um vírus oncogênico.
  3. É possível curar o câncer? Hoje em dia a medicina tem a capacidade de sanar vários tipos de câncer, desde que o tratamento seja efetuado ainda em sua fase inicial.
  4. Todo tumor pode ser considerado câncer? Não, pois o tumor, na verdade, consiste no aumento do volume de uma determinada parte do corpo. Caso esse aumento seja acarretado pela quantidade excessiva de células, ele recebe o nome de neoplasia, que, dependendo do caso pode ser de caráter benigno ou maligno.
  5. Como é efetuado o tratamento? Depende do tipo de câncer e do seu estágio. O tratamento pode ser realizado por meio de cirurgias, radioterapia ou quimioterapia. É importante destacar que qualquer pessoa pode desenvolver esse problema e, por isso, adotar hábitos saudáveis no dia a dia é essencial. Sendo assim, ter uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos e não fumar são algumas recomendações básicas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe