4 tipos de tratamento do câncer

O câncer é uma patologia que causa uma grande preocupação em todas as pessoas que a enfrentam, envolvendo familiares e demais pessoas do convívio do paciente. O problema, de fato, por vezes é incurável, mas é preciso que se saiba que existem perspectivas otimistas em diversas situações.

O que pouca gente sabe, por exemplo, é que há várias formas de tratamento que, quando realizadas ainda nos primeiros sintomas, podem proporcionar mais qualidade de vida e a remissão da doença.

A seguir, confira 4 tipos de tratamento de câncer:

Medicamentos

Os tratamentos mais recentes voltados para o câncer utilizam alguns medicamentos específicos que são diferentes dos medicamentos quimioterápicos tradicionais. Dentre os mais utilizados, estão a terapia biológica e a terapia alvo.

A terapia biológica utiliza do próprio sistema imunológico para combater o câncer e amenizar os efeitos colaterais de outras terapias também usadas durante o tratamento. Essas terapias biológicas são capazes de diminuir e até cessar o crescimento das células cancerosas, além de fortalecer o organismo para aguentar os impactos das outros procedimentos terapêuticos.

A terapia alvo, por sua vez, ataca diretamente o interior das células cancerosas, fazendo com que elas parem de se desenvolver. Dessa forma, é bem comum que ela seja utilizada em conjunto com as outras terapias tradicionais.

Quimioterapia

Uma das formas mais comuns de tratar o câncer é o processo de quimioterapia. Esse tipo de tratamento pode ser feito tanto por via oral como por via venosa. Em alguns casos, é utilizado mais de um medicamento quimioterápico, o que pode acarretar efeitos terapêuticos mais rápidos.

Esse tipo de tratamento é aplicado para tratar os tipos de câncer que se espalham pelo corpo, uma vez que é uma terapia sistêmica, que consegue atingir a todas as partes do organismo. As doses dos medicamentos são prescritas pelo médico especialista, o oncologista, que vai proceder de acordo com o tipo e a gravidade do câncer.

Radioterapia

Diferente da quimioterapia, esse tipo de tratamento é indicado para os casos em que o câncer afeta uma região específica do corpo. Existem duas formas de fazer radioterapia: através da radiação externa, que é realizada por meio de raios de alta energia, ou por meio da radioterapia interna, que é feita através de implantes que são colocados no corpo, próximos ao tumor.

Cirurgia

Por fim, outro tipo de tratamento bastante frequente para o câncer é a cirurgia, que, assim como a radioterapia, é capaz de tratar apenas uma parte específica afetada pelo tumor. Nesses casos, retira-se a parte comprometida do corpo, buscando-se extrair todo o tumor. Ainda nesse tipo de tratamento, podem ser indicadas também sessões de radioterapia ou de quimioterapia, a depender do órgão atingido pela doença.

Esses são os principais tipos de tratamento de câncer. O diagnóstico e a indicação do melhor procedimento a ser realizado, é claro, cabe ao médico especialista. Só esse profissional poderá avaliar o nível de evolução da doença em relação ao quadro de saúde do paciente, prescrevendo a metodologia terapêutica mais adequada.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe