Câncer é genético?

Muitas pessoas cujos parentes já tiverem algum tipo de câncer tem dúvidas sobre o assunto. Apesar das causas do surgimento dos tumores ainda não terem sido completamente explicadas pela medicina, estima-se que 10% dos casos de cânceres em todo mundo tenham influência de fatores genéticos.

A maior parte das pessoas com câncer passa por mutações genéticas ao longo da vida, o que leva à formação dos tumores. Contudo, há outras que já herdam mutações com potencial de gerar o aparecimento da doença. Por isso, se você tem histórico de câncer familiar, é importante ficar atento à sua saúde para prevenir que a enfermidade se manifeste.

Características de um câncer genético

O fator genético não está ligado apenas aos parentes de primeiro grau. Porém, na maior parte das vezes a tendência ao surgimento do câncer é herdada dos pais.

Pessoas com mutação genética têm 50% de chance de passarem esses genes para seus filhos. Se tanto o homem quanto a mulher são portadores de genes alterados, a probabilidade dos seus herdeiros receberem os genes alterados é ainda maior.

Por isso, recomenda-se que o rastreamento do câncer seja feito com mais regularidade por pessoas com histórico familiar da doença. O oncologista deve ser procurado sempre que o paciente notar qualquer alteração ao seu bem-estar.

Sinais de alerta

O rastreamento do câncer deve ser feito anualmente por pessoas com o seguinte perfil:

• histórico familiar de cânceres diferentes;
• familiares que sofreram com malformações durante o nascimento;
• pessoas cujos familiares já tiveram cânceres de uma mesma classe como, por exemplo, câncer de ovário e mama; câncer de fígado e pâncreas e câncer de intestino e estômago.

Felizmente, já é possível fazer análises genéticas individuais para precisar se o indivíduo possui alguma mutação em seus genes capaz de gerar o aparecimento da doença. Por isso, mesmo que o exame aponte uma grande probabilidade que isso ocorra, o paciente poderá prevenir o aparecimento da doença por meio da mudança do seu estilo de vida e do acompanhamento médico regular.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe