Depois de passar por todo o tratamento contra o câncer, chegou o momento de conviver com o processo de remissão da doença, que exige perseverança para controlar a manutenção da saúde e a ansiedade.
A remissão ocorre quando o paciente está há vários anos sem ter a doença novamente.
Se você já passou por todo o período delicado do tratamento ou conhece alguém que esteja nessa situação, e precisa saber dicas de como passar por esse momento da remissão, continue lendo esse artigo.
Quando o paciente está em remissão?
Não existe uma regra, mas em geral um paciente inicia com o tratamento oncológico, depois ele pode fazer uma fase de consolidação com quimio ou radioterapia, após isso ele passa por uma fase de monitoramento, com exames para observar os marcadores tumorais e sinais radiológicos de recidiva da doença.
Após o tratamento com os protocolos indicados para cada tipo de câncer, o médico oncologista vai acompanhar o paciente para ajustar, quando possível, as medicações e a solicitação de exames.
Para saber se o paciente está em remissão depende de diversos fatores, e só é possível saber após a avaliação médica durante a fase de manutenção.
O paciente deve ter acompanhamento constante do médico nos primeiros cinco anos, mas para ter certeza da cura, alguns médicos indicam dez anos de acompanhamento. De forma geral, quem já teve câncer deve ser acompanhado toda a vida, mas esses períodos sem recidiva indicam a cura do paciente.
O que fazer durante o período de remissão?
Cuide da sua alimentação
Para que o seu corpo possa reagir bem contra a doença é preciso que você mantenha uma alimentação saudável, com uma dieta rica em proteínas, frutas e vegetais.
Manter o consumo adequado de água também é importante para manter o corpo hidratado. Não consuma bebidas alcoólicas e não fume.
Evite comer alimentos pobres em nutrientes e que não vão acrescentar nada na sua dieta, como alguns industrializados, com muita gordura, sal ou açúcar.
Cuide da sua saúde mental
Nessa fase a ansiedade domina a sua mente, mas ficar pensando se terá ou não recidiva da doença não adianta nada e gera um estado psicológico desfavorável para a sua saúde.
Aproveite seu tempo e viva, trabalhe, leia um livro, converse com os amigos e familiares, conheça lugares novos, faça coisas que nunca fez, enfim, use o seu tempo para viver e não para se preocupar.
Faça exercícios
Fica em casa na cama ou no sofá em total sedentarismo não é a opção ideal para ninguém, muito menos para quem está em recuperação de um câncer.
Então, converse com seu médico para saber qual é a indicação de exercícios físicos e procure se movimentar de forma gradativa.
Com a prática de exercícios físicos a sua qualidade de vida vai melhorar muito e ajudar na sua recuperação.
Aceite o seu novo corpo
Após o tratamento contra o câncer você não é mais o mesmo e o seu corpo também. Você pode ter novas cicatrizes, emagreceu, perdeu massa muscular, e deve conviver com as mudanças e tentar recuperar o seu corpo que ficou fragilizado por conta do tratamento.
Quer saber mais sobre remissão do câncer? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!