A radioterapia é uma das fases do processo de tratamento contra o câncer e é utilizada para controle local da doença, em substituição ou complementação a cirurgia. Durante o procedimento de radioterapia, o paciente não sente dor.
O tratamento com radiação é indicada muitas vezes em conjunto com a quimioterapia ou após, mas somente o médico para avaliar cada caso. A radiação atinge as células normais e as doentes, no entanto, as sadias tem capacidade de se recuperar rapidamente após o término do tratamento.
Muitas pessoas conquistam a cura com esse tratamento, mas quando esta não é possível, o tratamento pode ser benéfico para a qualidade de vida do paciente, quando reduz o tamanho e a pressão do tumor, diminui sangramentos e dores, entre outros benefícios.
O tratamento consiste em expor a região doente a irradiação, com isso ocorre a morte celular, seja inativando os sistemas vitais da célula ou promovendo a incapacidade de reprodução.
Se você quer saber mais sobre como reduzir os efeitos da radioterapia, continue lendo esse artigo especial.
Quais são os principais efeitos da radioterapia?
Fadiga ou cansaço
O tratamento contra o câncer já gera um cansaço no paciente, em razão dos diversos exames e consultas médicas constantes, mas além disso, a própria radioterapia gera este efeito, que desaparece com o tempo.
Nesse período você vai se sentir menos disposto para atividades rotineira e para o trabalho, por isso, pode ser necessário se afastar ou trabalhar por um período menor, avalie junto com seu médico, a melhor atitude e pense na sua saúde.
Perda de apetite
É comum perde o apetite durante o tratamento com radiação, a saliva pode ficar espessa e alterar o sabor que você sente dos alimentos. Por isso, é importante manter uma dieta variada com proteínas, vegetais, legumes e frutas, sempre com a orientação de um nutricionista.
Caminhar ou fazer alguma atividade física antes das refeições pode ajudar a abrir o apetite.
Reações da pele
A pele da área tratada durante a radioterapia pode ficar muito sensível e irritada, com aspecto seco e escamoso. Você também poderá ter coceiras, mas depois de algumas semanas após o tratamento esses sintomas desaparecem.
Cada pessoa pode reagir de uma forma, então se você sentir febre igual ou acima de 38°C, dores, bolhas, assaduras ou secreção na pele deve procurar o médico.
Como reduzir os efeitos da radioterapia?
De maneira geral é importante que o paciente mantenha sua alimentação o mais saudável e natural possível, beber muita água e tentar manter uma rotina de atividades físicas.
Não utilize na pele da área tratada loções ou cremes por conta própria, apenas utilize o que for indicado pelo médico ou enfermeira o tratamento de radioterapia.
Evite roupas justas sobre a área tratada, não submeta a região tratada a muito calor ou muito frio, não esfregue ou coce o local para evitar lesões.
Sempre verifique a região tratada para perceber se existem lesões ou infecções. Alguns dos sintomas menos frequentes são necrose da pele ou osso, atrofia e alterações na visão e audição quando a área tratada fica próxima dos olhos ou ouvidos.
Quer saber mais sobre os efeitos da radioterapia? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!