O fígado está entre os principais e mais importantes órgãos do nosso corpo, além de representar também a maior glândula presente no organismo. Sua principal função é produzir alguns tipos de proteínas, além de aproveitar substâncias que são absorvidas pelo aparelho intestinal e produzir a bile.
Atualmente, o câncer de fígado não está entre os mais incidentes no Brasil. Em âmbito global, cerca de 700 mil novos casos da doença são descobertos a cada ano. Pelo seu diagnóstico geralmente tardio, a condição representa a principal causa de mortalidade por câncer no mundo – sendo em média 600 mil mortes por ano.
Considerando os dados tão expressivos e perigosos em relação à doença, você já deve ter se questionado se é possível se prevenir contra o câncer de fígado. E a resposta é: sim. Para saber como, leia este artigo.
1. Evite a infecção por hepatite B ou C
O mais representativo fator de risco de câncer de fígado é a infecção causada pelas hepatites B e C.
Basicamente, a melhor forma de evitar tais doenças é protegendo-se durante as relações sexuais e não efetuando o compartilhamento de agulhas, uma vez que tais infecções são transmitidas por produtos sanguíneos (como sangue não testado ou proveniente de agulhas sujas) e por relações desprotegidas.
2. Não fume
Dados do Instituto Nacional do Câncer afirmam que o fumo é a maior causa evitável de câncer em todo o mundo. Estima-se que o tabaco seja responsável por 30% dos casos de câncer de laringe, boca, esôfago, faringe, pâncreas, estômago, rim, fígado, colo de útero, bexiga e leucemia.
3. Diminua a ingestão de álcool
O álcool é o maior fator de risco para a cirrose, doença séria do fígado que pode evoluir para um câncer. Por isso, evite-o.
4. Controle o peso
A obesidade também está entre os maiores fatores de risco para o câncer de fígado. Sendo assim, controlar o peso, o IMC (índice de massa corporal) e a circunferência abdominal é essencial para evitar não só esse câncer, como inúmeras outras doenças. E lembre-se: o controle do peso também leva a uma vida muito mais saudável – para o corpo e a mente.
5. Evite/controle o diabetes
O diabetes também representa um fator de risco expressivo para o surgimento de câncer de fígado. Para tentar evitar ou manter um bom controle do diabetes (e consequentemente, suas possíveis complicações), diminua a ingestão de açúcares, evite o açúcar refinado, mantenha um bom peso e, é claro, pratique exercícios físicos.
Como você pode notar, a maioria dos métodos preventivos contra o câncer de fígado está relacionada a um estilo de vida mais saudável e responsável consigo mesmo. Sendo assim, cuide-se e mantenha uma vida equilibrada para ficar longe dessas enfermidades.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!