O câncer ginecológico, felizmente, é um dos poucos que manifesta sintomas desde o começo, facilitando tanto o diagnóstico como um tratamento com menos riscos e intervenções. Pensando nisso, confira na sequência quais são os 10 sintomas mais comuns da doença.
1. Dor na região pélvica
A dor pélvica é um incômodo, como uma pressão ou dor, que afeta a área abaixo do umbigo. Ela costuma aparecer em uma boa parcela das mulheres durante o período pré-menstrual, mas sua persistência merece ser investigada.
O sintoma pode estar associado a vários tipos da doença, como o câncer de ovário, endométrio, colo de útero, trompas e vagina.
2. Dor nas costas
Um sintoma bem particular do câncer de ovário é a dor nas costas, mais especificamente, na lombar, área inferior da coluna. A dor costuma ser bem forte e muitas mulheres chegam a associá-la às dores do trabalho de parto.
3. Inchaço no abdômen
Flatulência e inchaço na área do abdômen também são característicos do câncer de ovário. Apesar de incômodo, esse é o tipo de sintoma que acaba sendo ignorado.
4. Sangramento anormal na vagina
O sangramento anormal na vagina é comum em alguns tipos de câncer ginecológico, como o de endométrio e de colo de útero. O sintoma pode se manifestar por menstruações intensas, além do normal, sangramentos entre um período menstrual e outro e após relações sexuais.
5. Alterações no intestino
Mudanças súbitas e expressivas no trato intestinal também devem ser investigadas, tais como gases, sangue nas fezes, diarreia ou intestino preso.
6. Febre
Febres persistentes, que duram mais que uma semana, merecem atenção especial. O sintoma é fator de risco não só de vários tipos de câncer (apesar de raro), mas também de demais doenças infecciosas.
7. Perda de peso sem outras causas aparentes
A perda de peso, mesmo sem estar de dieta ou praticando exercícios físicos em excesso, também pode ser um sinal de câncer ginecológico. A qualquer mudança muito expressiva, como a perda de 5 ou 10 kg em um curto período, visite o seu médico.
8. Anormalidades na vagina ou na vulva
Entre essas ocorrências, destacamos bolhas, feridas ou até mesmo mudanças de tonalidade, as quais podem indicar um problema mais sério.
9. Alterações na mama
Dor excessiva nas mamas, nódulos, ondulações, secreções, inchaço ou inversão do mamilo são alterações que devem ser investigadas com rapidez.
10. Fadiga
O cansaço excessivo, que impede a realização das atividades rotineiras, também é sintoma característico. Investigue.
Vale aqui lembrar que a presença de um ou mais sintomas descritos não é uma indicação absoluta da presença do câncer ginecológico. Sendo assim, o objetivo deste artigo é apenas conscientizar as mulheres de que o aparecimento de qualquer um desses sinais, por mais que pareçam mínimos, diz algo sobre o seu corpo, o que exige uma visitinha ao médico ginecologista para além daquelas de rotina.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!