Junto aos carcinomas, os adenocarcinomas são as formas mais comuns de câncer e podem afetar muitas partes diferentes do corpo, mais especificamente os tecidos glandulares.
Como os tecidos glandulares são prevalente em todo o corpo, esse câncer do epitélio pode afetar muitos órgãos essenciais, como cólon, colo do útero, pâncreas, próstata, estômago, tireoide e mama. Quando um tumor é descoberto, uma biópsia é feita para determinar se o tumor é um adenocarcinoma. Se for canceroso, o tratamento deve começar rapidamente.
Por isso, preparamos o artigo a seguir com as principais informações sobre o adenocarcinoma, incluindo suas principais características e principais tipos.
Boa leitura!
Sobre o adenocarcinoma
O adenocarcinoma é uma neoplasia maligna originado nas células glandulares que produz e libera fluidos corporais, incluindo, entre outros, sucos digestivos e muco. Como as células glandulares são encontradas no tecido que reveste os órgãos internos, a condição pode ocorrer em diferentes partes do corpo, incluindo pulmões, próstata, pâncreas, esôfago e cólon, entre outros.
O adenocarcinoma é responsável por aproximadamente 50% de todos os cânceres de pulmão (adenocarcinoma de pulmão), 95% dos cânceres de reto e de cólon e 99% de todos os cânceres de próstata. Uma forma muito rara da doença é chamada de carcinoma adenoide cístico, que começa na mucosa nasossinusal e se espalha para a base do crânio.
A contraparte benigna do adenocarcinoma é um adenoma. Em alguns casos, os adenomas se tornam malignos, mas isso não ocorre na maioria dos casos.
Principais tipos de adenocarcinoma
Existe uma grande variedade de adenocarcinomas em todos os órgãos do corpo — cânceres de agressividade elevada e que podem afetar diversos locais ao mesmo tempo.
-
Câncer de pulmão
O adenocarcinoma pulmonar é responsável por cerca de 40% de todos os cânceres de pulmão, e tem a tendência de crescer mais lentamente do que outros tipos de câncer de pulmão. Costuma se desenvolver em vias aéreas menores, como os bronquíolos, e geralmente está mais localizada ao longo das bordas externas dos pulmões.
-
Câncer de próstata
O câncer que se forma na próstata é tipicamente um adenocarcinoma e constitui 99% de todos os cânceres de próstata. Este é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e a forma mais comum de câncer em homens depois do câncer de pele.
-
Câncer de pâncreas
Os cânceres pancreáticos exócrinos são alguns dos adenocarcinomas mais graves e apresentam uma taxa de letalidade alta.
-
Câncer de esôfago
O câncer que se forma nas células glandulares do esôfago é um adenocarcinoma e é o tipo mais comum de câncer de esôfago. O adenocarcinoma esofágico é um câncer altamente letal. Apesar das taxas de sobrevivência terem melhorado nos últimos anos nos países ocidentais, a sobrevida de 5 anos ainda é de apenas 10%.
-
Câncer colorretal
O câncer que se desenvolve nas células das glândulas intestinais que revestem o interior do cólon e reto é um adenocarcinoma responsável por 95% dos cânceres de cólon e reto.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!