Ao receber o diagnóstico de um câncer, muitas dúvidas surgem acompanhadas de insegurança e medo. A vida do indivíduo muda a partir desse momento e algumas perguntas a respeito da mudança na rotina são comuns. O que devo evitar? O que posso continuar fazendo? O que comer? Vou ficar em repouso? Entre outras questões.
A mudança na rotina irá variar de acordo com o tipo, a extensão da doença, as drogas e terapia utilizadas, a idade e as condições clínicas da pessoa.
Como funciona o tratamento para o câncer
Existem três tipos de tratamento mais conhecidos:
- cirurgia;
- quimioterapia;
- radioterapia.
Na cirurgia, o procedimento é feito observando-se critérios de pré e pós-operatório padrão. O indivíduo permanece em repouso após a cirurgia e, após, pode voltar à sua rotina normalmente.
A quimioterapia e a radioterapia podem ou não acompanhar uma cirurgia. São utilizadas de modo complementar ou individual. Por apresentarem alguns efeitos colaterais, alguns cuidados são importantes.
Mudanças na rotina
Algumas situações relacionadas ao estilo de vida do paciente com câncer precisam ser observadas com atenção. Portanto, veja o que precisa ser alterado no dia a dia do indivíduo com a doença.
Alimentação
Uma dieta saudável e balanceada é fundamental na recuperação. Recomenda-se o consumo de alimentos com rápida digestão, maior número de nutrientes e fracionamento das refeições durante o dia. Em alguns casos, existem restrições na dieta, como os alimentos gordurosos ou muito quentes.
Atenção aos cortes
Devido ao tratamento, o sistema imunológico fica enfraquecido e a pele ressecada. Dessa forma, é importante tomar cuidado e evitar infecções. Tenha atenção ao manipular objetos cortantes, como tesoura e faca. Evite remover as cutículas das unhas e tenha atenção ao se barbear.
Cuidado com os cosméticos
É preciso cuidado no uso de desodorantes, perfumes e maquiagens. A pele sofre ressecamento e é necessário hidratá-la para aumentar a proteção e restabelecer as propriedades naturais do corpo. Alguns produtos são compostos por substâncias agressivas, como os conservantes e corantes. Eles devem ser evitados, pois podem piorar os efeitos colaterais.
Bebidas alcoólicas
Em algumas situações é preciso suspender o uso de bebidas alcoólicas para não agravar ferimentos na boca, laringe ou estômago. Em outros casos, o médico pode liberar o consumo em pequenas doses. O consumo exagerado pode aumentar as chances de reincidência do câncer.
Atividade física
Os exercícios físicos ajudam durante o tratamento, pois reduzem alguns efeitos colaterais, como a fadiga, a recuperação da autonomia, além de atuarem na prevenção da recorrência da doença. Há melhoria da autoestima e redução do estresse psicológico. Contudo, a atividade deve ser baseada no que é seguro, agradável e possível a cada indivíduo e realizada sob a supervisão do médico.
Após o processo de adaptação à nova rotina, é possível novamente ter uma vida normal e tranquila. Muitos mudam para melhor o estilo de vida após o tratamento, se cuidando mais, praticando exercícios físicos, mudando hábitos alimentares, entre outras coisas.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!