O câncer de pâncreas é mais comum em adultos acima de 55 anos, tanto homens quanto mulheres. Ele é considerado de alta mortalidade, por ser assintomático no início ou porque os sintomas se assemelham aos de outras doenças.
O pâncreas é uma glândula do corpo humano localizada no abdômen e tem duas funções: endócrina (produz hormônios como a insulina, que controla o nível de glicose no sangue) e exócrina (auxilia na digestão, produzindo enzimas para melhor absorção dos alimentos).
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os sinais mais comuns são:
- icterícia (pele e mucosas amarelas);
- urina escura (cor de chá preto);
- cansaço, perda de apetite e de peso;
- dor no abdômen superior e costas.
Características relacionadas às funções do pâncreas
Como o pâncreas exerce duas funções, existem dois tipos da doença: o câncer exócrino e o câncer endócrino.
Os sintomas do câncer de pâncreas exócrino estão relacionados ao processo de digestão e produção de determinados hormônios. Por isso, a diabetes e problemas digestivos (náusea, vômito e dificuldade de digerir gorduras) são os principais indícios. Outros sinais também podem caracterizar o problema, tais como coceira na pele, aumento da vesícula biliar, coágulo sanguíneo, dor na região das costas, tontura e perda de peso e apetite.
As características apresentadas pelo câncer do tipo endócrino estão relacionadas a quadros graves de hipoglicemia por produção excessiva de insulina (insulinoma), produção exacerbada de ácido pelo estômago, causando úlceras (gastrinomas), erupção avermelhada na pele de caráter inflamatório (glucagonomas), problemas na vesícula biliar (somatostatinomas), baixos níveis de potássio no sangue e diarreia causada por excesso de peptídeo intestinal vasoativo (vipomas), dor abdominal e aumento do fígado (vipomas), síndrome carcinoide com aumento da frequência cardíaca, respiração ofegante e rubor (carcinoide) e tumores não funcionais só causam sintomas quando atingem outros órgãos.
Tratamentos indicados
Os possíveis tratamentos são radioterapia, quimioterapia e cirurgia para retirada da lesão, mas, são indicadas apenas para a fase inicial, quando o tumor não ocupou parcela considerável do órgão.
Os dois procedimentos podem ser combinados ou feitos individualmente, com o intuito de destruir as células cancerígenas e prolongar a vida do indivíduo. O médico analisará as condições de saúde da pessoa e os resultados de outros exames para a definição do método mais adequado.
Fique atento e mantenha hábitos saudáveis. Tabagismo, obesidade, sedentarismo, pancreatite crônica e diabete mellitus são as principais causas externas que podem aumentar o risco de aparecimento da doença. Pratique exercícios físicos regularmente, evite fumar, mantenha alimentação saudável e se abstenha da ingestão de bebidas alcoólicas.
Sintomas do câncer de pâncreas e outras doenças
É importante sempre consultar o médico, pois os sintomas do câncer de pâncreas podem ser confundidos com os de outras doenças. Desenvolvimento recente de diabetes não significa câncer. Pode ser consequência de hábitos alimentares ruins ou de outros problemas. Sinais como diarreia, náusea e vômito também são comuns a inúmeras enfermidades.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!