Quais os principais sintomas do câncer no rim?

Não é novidade que cada pessoa normalmente conta com dois rins: um do lado direito e um do lado esquerdo. Eles ficam localizados na estrutura abdominal, ao lado da coluna vertebral e abaixo das costelas. Os rins são recobertos por uma camada adiposa e envoltos por uma fina camada de tecido conjuntivo.

Em todo o mundo, aproximadamente 3% dos tumores malignos em adultos se originam nos rins, sendo uma ocorrência duas vezes mais comum em homens do que em mulheres. Além disso, o câncer no rim é mais frequente em pessoas a partir dos 55 anos.

A principal neoplasia que acomete os rins é do tipo carcinoma de células claras ou renais, que surgem focalmente no órgão e podem se espalhar por outras áreas corporais. Em estágios iniciais, o câncer nos rins geralmente não dá sinais, mas quando a doença avança, alguns sintomas podem aparecer. Confira os principais abaixo.

Câncer no rim: sintomas e sinais

Sangue na urina

Uma das manifestações mais comuns de neoplasia renal é a ocorrência de sangue na urina. Este sintoma acontece por causa do rompimento de vasos sanguíneos da massa tumoral. Tal sinal atinge de 40 a 50% dos pacientes diagnosticados. O sangue não aparece vivo na urina, mas se mistura a ela, dando uma tonalidade mais avermelhada.

Dor lombar

A dor lombar também pode surgir. Essa dor é persistente e, conforme o crescimento do tumor, ela pode se intensificar. A depender do estágio, é possível sentir uma forte pressão na coluna e um grande incômodo no fundo das costas

Inchaço

Como os rins estão localizados na parte mais profunda do abdômen, pode ocorrer o aumento do volume abdominal. Além disso, o mau funcionamento renal pode desencadear inchaço nas pernas.

Fraqueza

Não raro pode ocorrer as sensações de fraqueza, tontura e cansaço que não passam. Há muitos relatos de perda de força muscular em um dos lados do corpo, o que pode ter relação com dores ósseas e eventuais fraturas.

Emagrecimento

Quem tem câncer no rim pode passar por redução do apetite e consequente perda de peso sem nenhuma outra razão aparente. Como estes podem ser sintomas de outras condições de saúde, é importante investigar as causas de tais manifestações

Alteração na pressão arterial

Os rins têm, entre outros papéis, a função de regular a produção de eritrócitos e a pressão arterial. Por isso, na presença de tumores renais, é comum que haja uma brusca alteração nos valores dessa pressão, bem como, o aumento ou redução de eritrócitos no exame laboratorial de sangue.

Febre baixa

Ocasionalmente o paciente com câncer de rim pode ter febre baixa, mas como este é um sintoma inespecífico e que pode estar presente em outras enfermidades, vale a pena ficar atento à existência de outros sinais. Se a febre for persistente, procure auxílio médico imediatamente.

Quer saber mais sobre câncer no rim? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe