O câncer no pulmão é um dos mais comuns e, geralmente, está associado ao tabagismo ou contato constante com agentes cancerígenos. Apesar disso, a doença tem um início silencioso e muita gente confunde seus sintomas com enfermidades simples, como a gripe.
Ainda que existam poucos sintomas nos primeiros estágios, pode ser que o corpo dê alguns sinais de que está adoecendo. O risco está em confundir esses indícios com diversas outras doenças, como tuberculose, e atrasar o tratamento por isso.
Se você está em dúvida e quer descobrir os principais sintomas do câncer do pulmão, acompanhe este artigo e entenda tudo o que você precisa saber para identificar a doença e diagnosticá-la o quanto antes.
Sintomas do câncer no pulmão
Tosse constante
A tosse é um sintoma comum de diversas doenças, inclusive das mais simples, como gripes e resfriados. No entanto, se você é fumante, ela está constante o acompanha há algumas semanas, é crucial buscar ajuda médica.
Ainda, não importa muito o tipo de tosse. Ela pode ser seca e durar mais de 2 semanas ou com catarro ou vestígios de sangue. Nesse último caso, é muito provável que a doença já esteja em um estágio avançado e precise de tratamento imediato para retardar o avanço do câncer.
Falta de ar
Outro sinal comum está relacionado à falta de ar, incômodo constante na garganta e rouquidão que dura semanas. Infelizmente, também podem aparecer em outras doenças respiratórias, por isso, nem sempre gera preocupação no paciente.
Além disso, a falta de ar também pode vir acompanha de uma fadiga crônica, que não alivia mesmo depois de muito repouso, o que é muito comum em mais de um tipo de câncer.
Dores no peito
Dores no peito também são sintomas desse tipo de câncer e, muitas vezes, estão acompanhadas de outros, como a tosse constante.
Apesar de ser mais comum sentir dor no peito, a depender do tipo de câncer e o estágio, também é possível aparecer dores nas costas e nos ombros.
É comum que a dor apareça ao respirar. Câimbras musculares e até mesmo fraquezas nos membros superiores também são sinais de alerta e devem ser informados imediatamente para o médico que acompanha o caso.
Infecções pulmonares constantes
Quadros constantes de pneumonia também podem ser um indício, principalmente se o paciente estiver no grupo de risco, que inclui fumantes (inclusive os passivos) e pessoas que têm contato constante com outros agentes cancerígenos.
Entretanto, vale lembrar que todos esses sintomas são comuns a outras doenças e o acompanhamento médico é crucial. O diagnóstico só deve ser feito após exames, como radiografia do tórax e tomografia computadorizada.
A doença em seus estágios iniciais é tratável, inclusive por meio de cirurgia para a retirada do câncer no pulmão. Por isso, fazer exames de rotina constantes e prestar atenção em qualquer sintoma anormal são passos cruciais para a identificação precoce da doença.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!