Sonda alimentar: informações importantes

A sonda alimentar pode se tornar necessária quando o paciente com câncer não tem apetite (e diante disso, evita se alimentar) ou caso tenha disfagia, ou seja, dificuldade para engolir alimentos.

Neste artigo, confira o que é sonda alimentar, quando colocar e dúvidas comuns sobre ela.

O que é

A sonda alimentar nada mais é do que um tubo de fino dinâmico, flexível e macio. Ela é utilizada tanto na alimentação de pacientes como na introdução de medicamentos (caso seja necessário).

Quando sua colocação se torna necessária?

Resumidamente, a sonda alimentar é indicada para casos de disfagia (dificuldade para engolir) ou quando o paciente não sente vontade de se alimentar, sendo este geralmente um reflexo de falta de apetite.

Normalmente a sonda é indicada:

  • quando o paciente está com tumores na garganta ou boca;
  • após sessões de radioterapia, uma vez que a garganta e boca podem ficar muito doloridas, inchadas ou irritadas;
  • após cirurgias de garganta ou boca, de modo a evitar processo infecciosos e facilitar a cicatrização;
  • quando há sensação de aperto/nó na garganta, impedindo a passagem da comida;
  • quando o indivíduo possui crises de engasgos ou tosses em meio às refeições.

Como ela é colocada?

A sonda é instalada de modo suave pelo nariz, sendo levada até o estômago. O procedimento pode assustar, mas na realidade, é muito simples – sendo realizado com a aplicação de anestesia local.

Há alguma dificuldade ou incômodo relacionada ao seu uso?

A sonda é extremamente fina e macia, motivo pelo qual não incomoda depois da adaptação.

É possível que o paciente sinta um incômodo inicial na região do nariz, porém, apenas no dia de sua colocação. Em seguida, qualquer atividade ou tarefa pode ser realizada sem que haja qualquer dificuldade.

Após colocar a sonda, o indivíduo se torna dependente?

Não. Nenhuma atividade cotidiana é impedida com o uso da sonda. O indivíduo pode fazer suas refeições, assim como também se alimentar sozinho.

Como o paciente com sonda deve ser cuidado?

Assim que a sonda for instalada, o paciente e sua família receberão uma cartilha com instruções relacionadas ao uso dela.

Em seguida, ele será encaminhado a um nutricionista, que fará sua dieta e fornecerá os materiais necessários para que seja feita a introdução dos alimentos.

A sonda será utilizada para sempre?

Não. O recurso é utilizado exclusivamente durante o período em que o paciente não consegue ou não quer se alimentar pela boca.

Assim que o hábito voltar ao normal, a sonda alimentar pode ser removida pelo médico responsável pelo acompanhamento da condição.

O que fazer caso ocorra algum problema com a sonda?

Alguns problemas são comuns em pacientes com sondas alimentares, tais como entupimentos (por remédios ou alimentos) ou deslocamento da sonda no nariz (após espirros, tosses, ânsias ou até mesmo diante de movimentação noturna).

Em qualquer um dos casos, basta encaminhar o paciente a um ambulatório ou setor emergencial do hospital em que o tratamento é efetuado.

Agora você já conhece as mais importantes informações sobre a sonda alimentar. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe