Loving and caring. Affectionate happy young husband dad and school age daughter kid sitting on couch supporting cuddling warm tight beloved smiling millennial wife mom fighting against cancer disease

A importância do apoio familiar ao paciente oncológico

Enfrentar um tratamento oncológico é algo muito desafiador. Não apenas por ter que lidar com inúmeras alterações físicas, mas, também, pelo medo, ansiedade e incerteza do sucesso do tratamento. Que impactos o apoio familiar pode ter no progresso do paciente oncológico?

Quer saber mais sobre o assunto? No post a seguir, falaremos sobre a importância do apoio familiar ao paciente diagnosticado com câncer. Portanto, não deixe de continuar a leitura!

Saiba mais sobre o diagnóstico de câncer

O câncer é uma das condições mais temidas pela população em geral. Receber um diagnóstico pode ser devastador. Por mais otimista que seja o prognóstico, a notícia abala o estado emocional do paciente.

Alguns tratamentos são complexos e demorados. Um paciente pode ser submetido a várias sessões de quimioterapia, antes de fazer a cirurgia oncológica ou iniciar a radioterapia. Dependendo da complexidade da cirurgia, o pós-cirúrgico exigirá muitos cuidados.

Impactos psicológicos no paciente oncológico

O diagnóstico de câncer costuma provocar um enorme impacto psicológico nos pacientes acometidos. Portanto, ter o apoio da família nas fases difíceis, é essencial para manter a saúde mental e encontrar forças para passar pelo tratamento. 

Por isso, o papel da família e amigos é essencial para que o tratamento ocorra com sucesso. De acordo com pesquisas, o carinho e a cooperação são tão importantes quanto o tratamento oncológico em si.

Por mais difícil que seja manter o otimismo diante da situação, ele faz toda a diferença no enfrentamento à doença. Nessas horas o afeto e a ajuda mútua são fundamentais. A solidariedade de todos é o que os pacientes mais precisam para manter o equilíbrio e atitudes positivas. 

Durante o tratamento oncológico, no caso da quimioterapia e radioterapia, também irão ocorrer muitas mudanças como: perda de peso, falta de vitalidade e queda de cabelo. Famílias bem informadas sobre a doença e suas consequências vão conseguir lidar com esta situação, a fim de minimizar o sofrimento do ente querido.

A participação direta do apoio familiar ao paciente oncológico

A participação da família pode ter grande influência no sucesso do tratamento. Pacientes com câncer precisam de atenção especial, excedendo as paredes hospitalares. São medicamentos, terapias, alimentos, restrições e cirurgias que demandam cuidado e disciplina. 

Além disso, após o diagnóstico de câncer, a família também precisa de cuidado e atenção. Os familiares também ficam abalados física e emocionalmente. Por isso, é recomendável que pais, mães e irmãos de pessoas com câncer estabeleçam períodos de descanso.

Por fim, esta iniciativa vai muito além dos cuidados que a condição de saúde do paciente exige, é sobre empenho, comprometimento e amor à vida. Juntos, o paciente e a sua rede de apoio vão aprender a lidar melhor com as dificuldades e enfrentarão a doença com força e resiliência.

Então, com a leitura deste post, você ficou por dentro dos principais pontos relacionados à importância do apoio familiar ao paciente oncológico. Portanto, fique atento às dicas e compartilhe com pessoas próximas que necessitem deste importante conteúdo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe