câncer de pele melanoma

A importância do autoexame no diagnóstico do câncer de pele melanoma

O câncer de pele melanoma é um dos poucos tipos de neoplasias que podem ser observadas a olho nu. Contudo, poucas pessoas sabem como realizar o autoexame. Diferente do câncer de mama, não existem campanhas para incentivar e educar a população.

Neste post, você vai entender a importância de se autoexaminar e como essa prática pode facilitar o tratamento e a cura da doença. Então, se ficou interessado, continue a leitura.

Por que o autoexame da pele é importante?

O câncer de pele melanoma é uma doença conhecida por ser silenciosa, pois raramente manifesta sintomas nos estágios iniciais. Contudo, quando se instala no corpo, se caracteriza pela formação de pintas assimétricas, com coloração e bordas irregulares.

Neste sentido, o autoexame é um importante aliado no diagnóstico precoce desta neoplasia. Apenas ao conhecer o seu próprio corpo é que um indivíduo consegue identificar o aparecimento de novas manchas e outras anormalidades.

Dessa forma, é necessário realizar semanalmente essa autoanálise da pele, mesmo para pessoas de pele negra. Embora estejam menos propensas ao câncer de pele, outros tumores podem se desenvolver, especialmente aqueles relacionados com fatores genéticos.

Ademais, ao realizar o autoexame, tenha a consciência de que a doença pode se manifestar em qualquer parte do corpo e não apenas nas regiões mais expostas ao sol. Por isso, é preciso investigar tanto os membros inferiores e superiores quanto as unhas, cabelos e boca.

Como identificar os sintomas do câncer de pele melanoma?

Na maioria dos casos de câncer de pele, as manchas seguem um padrão que facilita sua detecção pelo autoexame. Para isso, foi criado um método que contribui para o reconhecimento desses sintomas, chamado de ABCDE. Cada letra tem o seguinte significado:

  • A de assimetria: as pintas e manchas não têm um formato estabelecido, sendo irregulares;
  • B de bordas: outra irregularidade dessa lesão está no contorno das bordas;
  • C de cor: os principais tipos de câncer de pele se caracterizam por manchas que possuem mais de uma tonalidade;
  • D de dimensão: toda pinta com mais de seis milímetros exige atenção máxima;
  • E de evolução: as manchas características deste câncer evoluem rapidamente, mudando de tamanho, cor e formato.

Assim, após conhecer o método ABCDE, você já está pronto para identificar as pintas e manchas comuns à doença. Então, resta apenas aprender a como realizar o autoexame da pele.

Como fazer o autoexame para o câncer de pele?

O autoexame regular da pele possibilita a detecção precoce deste tipo de câncer. Para realizá-lo, você precisa se colocar à frente do espelho em um local com boa iluminação. Posteriormente, siga as seguintes etapas:

  • levantar os braços e, olhando para o espelho, examinar a parte anterior, lateral e posterior do corpo inteiro;
  • dobrar os cotovelos e, lentamente, observar a parte externa e interna das mãos, antebraços e braços;
  • examinar a região posterior, lateral e anterior das pernas, plantas dos pés e os espaços entre os dedos;
  • com um espelho de mão, levantar o cabelo e analisar a área do pescoço e também o couro cabeludo;
  • observar área genital e nádegas com um espelho de mão.

Ainda, ao realizar o autoexame, você deve procurar um médico se encontrar alterações na pele com características semelhantes ao câncer de pele, identificar lesões que não existiam antes, mudanças de forma ou cor em marcas de nascença, feridas que não cicatrizam ou apresentar coceira e formigamento em manchas que já existiam.

Assim, o profissional de saúde também realizará um novo exame, podendo até fazer procedimentos mais específicos de investigação, como a dermatoscopia. Com o autoexame, você facilita o diagnóstico precoce do câncer de pele melanoma. Então, não deixe de realizá-lo regularmente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp