O que preciso saber sobre o açúcar e o tratamento do câncer!?

O açúcar e o tratamento do câncer

 Existem muitas lendas e informações desencontradas  em relação ao consumo de açúcar e o tratamento do câncer, e ano passado (2017 ) foi publicada uma entrevista com uma especialista do MD Anderson em dietas sobre o assunto no site do hospital, bastante assertiva e lúcida e resolvi fazer aqui uma tradução / explicação para o vocês.

Existe realmente uma dieta ideal para quem está enfrentando um tratamento longo contra o câncer ?

Comer sobremesa não vai fazer seu tumor se espalhar

A especialista em nutrição do hospital MD Anderson Erma Levy diz: “Muitas pessoas acreditam que o açúcar irá fazer seu câncer se espalhar, mas isso não é tecnicamente verdade.”

Todas as células do nosso corpo se alimentam de açúcar e isso inclui as células cancerígenas, mas isso não significa que o açúcar irá fazer suas células cancerígenas se espalharem.

De acordo com Levy, “É melhor consumir vitaminas e nutrientes que possam ajudar o corpo a se manter forte durante o tratamento do câncer, o problema com o açúcar basicamente é a quantidade de calorias vazias que ele contém”.

Não é necessário cortar o açúcar da dieta

Eliminar todo o açúcar da dieta é difícil e desnecessário.

“Não é necessário adotar uma medida de tudo ou nada, o melhor é consumir não mais que o recomendado de açúcar por dia e tentar ingerir apenas o mínimo necessário”, diz Levy.

A American Heart Association recomenda apenas 6 colheres de chá de açúcar adicional para mulheres e 9 para homens. Isso não inclui o açúcar natural de alguns alimentos.

É muito importante se focar no consumo de açucares naturais como o de frutas e grãos e menos açúcar refinado. Isso por que o açúcar refinado, também encontrado em bebidas e alimentos processados, podem levar a ganho indesejado e desregulado de peso que pode levar a demais problemas de saúde.

Adoçantes não são necessariamente saudáveis

Adoçantes também devem ser limitados. Esses substitutos sintéticos do açúcar podem não conter calorias, mas não são necessariamente saudáveis. Não há beneficio nutricional no uso de adoçantes e eles podem até mesmo trazer malefícios a saúde.

Apesar de alguns estudos de laboratório terem encontrado ligação entre o uso de alguns adoçantes e o câncer, isso não se comprovou in vivo e não há evidência de que eles podem causar ou aumentar e espalhar o câncer. Porém é recomendado que se evite ou consuma adoçantes com moderação.

Adoçantes naturais não oferecem tantos benefícios como você pensa 

Adoçantes naturais como mel, tâmaras, açúcar de côco e xarope de bordo são frequentemente orientados como alternativas saudáveis ao açúcar, porém os benefícios à saúde não são assim tão grandes a ponto de fazer diferença na sua dieta.  Esses adoçantes naturais possuem antioxidantes, vitaminas e minerais, mas em quantidades muito pequenas e não trazem beneficio real a sua saúde, explica Levy.

Em resumo, é muito mais importante para os pacientes com câncer se focar em ingerir nutrientes fundamentais para se fortalecer para o tratamento e limitar o uso de açúcar na dieta ao necessário apenas.

A restrição excessiva de açucares também irá prejudicar suas células saudáveis e causar uma desregulação em seu metabolismo, o que não é interessante para quem está passando por um tratamento complicado para o câncer.

Dietas balanceadas e orientadas por nutricionistas especialistas na área são o melhor meio de se enfrentar essa fase e também as demais, a abordagem multidisciplinar nesses casos é fundamental para se manter bem nutrido durante o tratamento.

Segue o link para o artigo em inglês: https://www.mdanderson.org/publications/cancerwise/2017/04/sugar-and-cancer-treatment–4-things-patients-should-know-.html?cmpid=cw_diet_support_treatment_sideeffects_twitter

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp