A quimioterapia é um tratamento muito importante para os pacientes com câncer, sendo responsável por uma melhora considerável em seu estado de saúde. Porém, a quimioterapia também tem alguns efeitos colaterais, devido à grande alteração que este tratamento provoca no organismo.
O efeito colateral mais visível causado pela quimioterapia é a perda de cabelo, o que faz com que muitas pessoas optem por raspar completamente o cabelo, evitando assim a queda contínua ao longo do tratamento.
Porém, mesmo que seja conhecida a queda de cabelo causada pela quimioterapia, é comum que algumas pessoas ainda tenham algumas dúvidas relacionadas a esse assunto. Por isso, elaboramos este post para responder a 3 das principais dúvidas sobre cabelo e quimioterapia. Confira!
1. Existe alguma forma de evitar a queda de cabelo durante a quimioterapia?
Atualmente existem meios meios para tentar evitar a queda de cabelo, sendo o método mais utilizado o uso de uma touca fria na cabeça durante a realização das sessões de quimioterapia. O uso dessa touca faz com que o fluxo sanguíneo diminua na região do couro cabeludo, e, por consequência, a medicação chega até as raízes do cabelo em quantidades mínimas, preservando assim as células responsáveis pelo crescimento do cabelo.
No entanto, esse tipo de tratamento ainda é bastante restritivo, estando disponível apenas em alguns dos maiores centros médicos do país e com um custo muito elevado, não sendo acessível à grande maioria dos pacientes.
2. Existem meios de acelerar o crescimento do cabelo após a quimioterapia?
Não há uma forma de acelerar o crescimento do cabelo após a quimioterapia, sendo que os fios crescem de acordo com o organismo de cada pessoa. De uma maneira geral, eles começam a se desenvolver após cerca de 40 dias depois de encerradas as sessões de quimioterapia.
Uma forma de favorecer o crescimento dos fios de cabelo após a quimioterapia é utilizando alguns óleos de massagem no couro cabeludo, fazendo assim com que se desenvolvam mais fortes e saudáveis. O uso de chapéus e lenços para proteger o couro cabeludo até que o cabelo cresça completamente é outro cuidado bastante indicado.
3. Quais os motivos de o cabelo crescer diferente após a quimioterapia?
A quimioterapia altera geneticamente as células responsáveis pelo crescimento dos fios de cabelo, fazendo com que haja um ciclo completamente novo de crescimento dos cabelos após a quimioterapia. Assim, é mais comum que os fios cresçam um pouco mais grossos depois desse tipo de tratamento.
É possível ainda que o cabelo cresça de forma desigual pelo couro cabeludo, com partes mais grossas e outras mais finas. Porém, a tendência é que isso se normalize após algumas semanas, podendo ser acelerado o processo com o uso de shampoos neutros. Nesse período, também não é recomendado fazer nenhum tipo de química no cabelo, como uso de tintas, escovas ou outros procedimentos semelhantes.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!