prevenção

Mitos e verdades sobre a prevenção do câncer

Cerca de 20% dos casos de câncer em adultos no Brasil está relacionada à alimentação e aos hábitos de vida. Desta forma, ter uma vida equilibrada é uma das principais formas de prevenção da doença.

Esse assunto está envolto a mitos e verdades, o que acaba gerando diversos questionamentos e dúvidas. Pensando nisso, listamos algumas dúvidas para esclarecer quais são os hábitos que causam ou não o câncer. Confira nos tópicos abaixo!

O excesso de gordura no corpo aumenta o risco de câncer?

Verdade. O excesso faz com que os hormônios sofram alteração, assim como estimulam um processo inflamatório mais intenso, o que incentiva a proliferação das células, inibindo sua morte programada. Isso interfere diretamente no surgimento e na progressão de vários tipos de câncer, como esôfago, fígado, ovário, intestino, dentre outros.

Existem alimentos que curam o câncer?

Mito. Não existe um alimento que possa trazer a cura da doença. A alimentação deve ser feita de forma saudável, combinando diversos alimentos, como frutas, legumes, feijões, cereais e castanhas.

É certo que uma alimentação balanceada ajuda na prevenção e tratamento da doença. Portanto, aposte na variedade do seu prato. Quanto mais colorida for sua refeição, maior a quantidade de nutrientes e vitaminas que você está consumindo.

O exercício físico previne o câncer?

Verdade. O exercício físico permite que o indivíduo mantenha o peso corporal. Praticá-lo de forma regular contribui para o equilíbrio dos níveis de hormônio, reduzindo a resistência à insulina e aumentando a quantidade de estrogênio circulante. Além disso, ainda há redução do tempo de trânsito gastrintestinal.

Desta forma, a atividade física tem efeitos benéficos para defesa do organismo, por isso, devem se tornar um hábito corriqueiro para prevenção da doença.

Alimentos feitos no micro-ondas provocam câncer?

Mito. Aquecer os alimentos nesse aparelho não gera câncer, uma vez que a sua radiação não é ionizante, e por isso, não consegue lesar o material genético das células.

Aquecer alimentos em recipientes plásticos eleva o risco de câncer?

Verdade. O aquecimento do plástico aumenta o risco de câncer porque pode liberar substâncias que podem causar a doença como a dioxina, o bisfenol A (BPA), e os ftalatos.

Como não é possível identificar se existe ou não essas substâncias em cada vasilha, é recomendado aquecer alimentos em recipientes em materiais de porcelana ou de vidro.

Cuide-se

Como mostrado acima, o câncer pode ser prevenido por meio de um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada e prática regular de atividade física.

Caso você tenha histórico de câncer familiar, o ideal é combinar a prevenção com check-up regular no oncologista. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe