Câncer de Cólon

Câncer de Cólon: Principais Sintomas

O câncer de cólon, ou câncer colorretal, é o terceiro tipo mais comum dessa neoplasia em homens e o segundo em mulheres. Por ser uma doença grave, o diagnóstico precoce é fundamental.

Nesse sentido, identificar e tratar o quadro quanto antes é fundamental. Para isso, o primeiro passo é entender mais sobre a doença e conhecer tudo sobre os principais sintomas. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema.

O que é o câncer de cólon?

Trata-se de um câncer que se forma na região do intestino grosso onde estão localizados o cólon e o reto. O cólon tem o papel de absorção da água para a formação do bolo fecal. Já o reto desempenha a função de armazenar as fezes para serem expelidas pelo ânus.

Geralmente, o câncer de cólon se desenvolve a partir de lesões benignas que surgem na parede interna do intestino. Com a ausência de tratamento, elas evoluem e tornam-se malignas, penetrando na parede do cólon, afetando a camada muscular e a serosa.

Assim, quando não há tratamento, as células cancerosas alcançam a corrente sanguínea e causam metástases no fígado, pulmões, ossos, cérebro ou no peritônio. Por isso, a sobrevida global de 5 anos para os pacientes é de 74% para estágio e de 5,7% para o estágio IV, quando há metástase.

Quais os fatores de risco para esta doença?

As causas para a formação de tumores no cólon ainda não são conhecidas. Contudo, com a evolução dos estudos, foi possível identificar fatores de risco que tornam uma pessoa mais suscetível à doença.

Para o câncer de cólon, os fatores de risco são: idade igual ou superior a 50 anos, excesso de peso corporal, alimentação pobre em frutas e vegetais, ingestão excessiva de carne vermelha e de carnes processadas. Além disso, histórico familiar ou pessoal de câncer de intestino, tabagismo, alcoolismo, ou ter diagnóstico de doenças inflamatórias intestinais, ou de doenças hereditárias também contribui.

Ademais, pessoas com um estilo de vida sedentário ou com idade superior a 50 anos têm maior predisposição à doença. Porém, é importante destacar que ter um ou mais fatores de risco não significa que o indivíduo desenvolverá a doença.

Como é feito o diagnóstico do Câncer de Cólon?

O diagnóstico do câncer de cólon se baseia na análise dos sintomas relatados pelo paciente. Então, a partir disso e da identificação de fatores de risco, inicia-se a suspeita pela doença e a devida investigação.

Sendo assim, caso o diagnóstico seja confirmado, o médico solicitará uma biópsia do tumor. Ou seja, uma pequena amostra de tecido do cólon ou do reto será retirada com o uso de um endoscópio para análise laboratorial. Se identificada a malignidade, o tratamento deve começar quanto antes. 

Quais os sintomas mais comuns?

Em suma, como as suspeitas se iniciam a partir da presença dos sintomas, é de extrema importância conhecê-los e, caso estejam presentes, relatar ao médico imediatamente. Então, conheça, a seguir, os principais sinais relacionados ao câncer de cólon:

  • diarreia ou constipação;
  • presença de sangue nas fezes;
  • cansaço e fadiga;
  • sensação de que o intestino não é completamente esvaziado;
  • dor abdominal tipo cólica;
  • perda de peso sem causa aparente;
  • sensação de inchaço abdominal;
  • diminuição de glóbulos vermelhos constatada no exame de sangue;
  • aumento do tamanho do fígado, causando icterícia.

Entretanto, esses sintomas também são comuns em casos de infecções, hemorroidas ou síndrome do intestino irritável. Portanto, na presença de qualquer um deles, é importante consultar um médico para o diagnóstico preciso.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe