O terceiro tipo de Câncer que mais acomete homens na população é o câncer de estômago, entre as mulheres fica em quinto lugar, excluindo os tumors de pele não melanoma. Seus sintomas são facilmente confundidos e até ignorados, o que faz com que milhares de pessoas morram vítimas de sua evolução silenciosa no organismo.
O câncer de estômago pode ser classificado em três principais grupos: os adenocarcinomas – atingem o revestimento do estômago; linfomas – surgem a partir de linfócitos no sistema imunitário; e os sarcomas – atingem o tecido conjuntivo (sangue, gordura, músculos e vasos).
Existem ainda os carcinoides, que atingem as pequenas células e podem produzir substancias ativas que trazem vários sintomas caracteristicos.
Seja de qual grupo for, os números mostram avanços terríveis desta doença que atinge a crianças, jovens e adultos no mundo inteiro. Cerca de 720 mil pessoas morreram vítimas desta doença em 2015, segundo dados da GLOBOCAN. Segundo estas estatísticas, a incidência da doença é maior no leste da Ásia, onde para cada 190 mil pessoas, 33 morrem vítimas de câncer no estômago.
A incidência do câncer de estômago também é alarmante na América Central e na América do Sul. Nestas localidades, as vítimas são ainda mais jovens.
As causas do Câncer de estômago são desconhecidas e a medicina se apoia em fatores de risco que são, ao longo dos anos, os terrenos mais propícios para o desenvolvimento desta doença fatal. São eles:
Fatores e anomalias genéticos
- grupo sanguíneo A
- Metaplasia intestinal (câncer maligno no intestino)
- Histórico de cirurgias gástricas, como no caso de tratamento da úlcera péptica
- Pólipos gástricos
- Úlceras gástricas crônicas
- anemia perniciosa (ausência de vitamina B12)
- gastrite constante
Quais são os principais sintomas do câncer de estômago?
Existem sete sintomas que são com frequência os mais perceptíveis quando a doença se encontra nos primeiros estágios. Estes sintomas não podem ser ignorados em qualquer momento. São eles:
- Ausência de apetite
- Sensação de náusea e vontade de vomitar, logo após ingerir um alimento sólido
- Mal-estar e dor estomacal
- Azia e indigestão
- Diarreia e constipação
- Inchaço na região estomacal após as refeições
- Sensação de que os alimentos não passam pelo esôfago
Existem ainda os sintomas ligados à doença em estágio bastante avançado, quando começa a se espalhar por outros órgãos. São estes:
- Sangue presente no vômito ou nas fezes;
- Perda inexplicável de peso;
- Fadiga e fraqueza sem qualquer razão.
O câncer de estômago é uma doença fatal, mas quando tratada logo nos primeiros estágios, é possível fazer com que a vida do paciente se prolongue por muito mais tempo. Quanto mais tardio for o diagnóstico, mais sombrias serão as possibilidades de cura em torno desta doença.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!