O câncer de ovário ocorre quando há o crescimento desordenado e descontrolado de células em um ou ambos os ovários. Vale lembrar que a função do órgão feminino é produzir óvulos e dois hormônios sexuais: progesterona e estrógeno.
Esse tipo de cancro pode ocorrer em qualquer idade, apesar de acometer especialmente mulheres a partir dos 50 anos.
Neste artigo, reunimos informações sobre o câncer de ovário, assim como seus sintomas, causas e tratamentos. Acompanhe a seguir:
Câncer de ovário e seus tipos
Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) mostram que o câncer de ovário registra, em média, 5 mil novos casos anualmente. Mais de 3/4 deles, infelizmente, são diagnosticados já em estágio avançado, o que ocorre devido ao difícil diagnóstico da doença.
Existem três diferentes tipos de câncer de ovário. São eles:
1. Tumor epitelial: ocorre no tecido que reveste a parte externa dos ovários (manifestação mais comum da doença, correspondendo a algo como 90% dos casos);
2. Tumor de estroma: esse tipo de câncer de ovário se inicia no tecido que possui células responsáveis pela produção de hormônios e se manifesta em aproximadamente 7% dos casos;
3. Tumor de células germinativas: esse, por sua vez, câncer afeta as células responsáveis pela produção de óvulos. Extremamente raro, ele é mais comum em mulheres jovens.
Causas e fatores de risco
Não há uma causa esclarecida e/ou específica para o câncer de ovário. Sabe-se apenas que ele é causado por uma mutação genética capaz de alterar a característica das células, fazendo com que elas se multipliquem rapidamente e passem a invadir os tecidos do organismo.
Já os fatores de risco da doença são: herança genética (alteração nos genes passada de mãe para filha); histórico familiar; ausência de gravidez; menopausa depois dos 50 anos; realização de tratamentos para aumentar a fertilidade; terapia hormonal; uso de DIU; tabagismo e síndrome de ovários policísticos.
Sintomas do câncer
O câncer de ovário, infelizmente, costuma manifestar sintomas apenas em estágios mais avançados. São eles:
- Dor na pelve e/ou região abdominal;
- Aumento no volume/inchaço na região abdominal;
- Sensação rápida de plenitude ou dificuldade para se alimentar;
- Distúrbios urinários, como urinar em maior quantidade ou frequência.
Apesar de menos comum, também é possível a manifestação dos seguintes sintomas:
- Prisão de ventre;
- Indigestão;
- Fadiga;
- Dor na coluna ou durante o sexo;
- Ciclo menstrual desregulado.
Tratamentos
O tratamento para câncer de ovário irá depender do estágio e tipo do câncer da paciente, além de qualidade de vida, idade, vontade de ter filhos e saúde como um todo.
O principal tratamento diz respeito à realização de cirurgias. Algumas das principais opções são:
- Cirurgia Salpingo-ooforectomia unilateral: o processo remove uma trompa de falópio e um ovário;
- Cirurgia Salpingo-ooforectomia bilateral: remove ambas as trompas e ovários;
- Histerectomia total: remove o colo do útero e o próprio útero.
Radioterapia, quimioterapia, medicina personalizada e terapias complementares também são métodos de tratamento para o câncer de ovário.
Agora você já conhece mais sobre o câncer de ovário, assim como seus sintomas, causas e tratamentos. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!