Câncer de Ovário

Câncer de Ovário: Sintomas, Causas e Tratamento

O câncer de ovário é responsável por aproximadamente 4 mil mortes por ano. Portanto é de extrema importância se informar sobre os principais sintomas, causas e tratamento desta condição tão séria.

Deseja saber mais sobre o assunto? Pensando nisso, preparamos o post a seguir. Nele você vai encontrar tudo que precisa saber sobre a condição de câncer de ovário. Não deixe de continuar a leitura!

O que é o câncer no ovário?

O câncer de ovário consiste no desenvolvimento de um tecido doente nos ovários. As mulheres têm dois ovários, um de cada lado do útero, sendo suas funções a produção de óvulos e dos hormônios sexuais femininos estrógeno e progesterona. 

A grande maioria dos diagnósticos desta condição são feitos já nos estágios mais avançados, quando já ocorreu disseminação da doença pela pelve ou abdomen superior ou mesmo para outros órgãos.

Trata-se da condição mais letal entre os cânceres ginecológicos. pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas acomete principalmente mulheres acima de 50 anos. Sua incidência está associada a fatores genéticos, hormonais e ambientais. 

Quais são os principais sintomas?

A maioria dos casos não apresenta sintomas até a doença atingir estágio avançado. Quando eles se manifestam, os mais registrados são:

  • Dor;
  • Aumento do volume abdominal;
  • Prisão de ventre;
  • Alteração da função digestiva;
  • Massa abdominal palpável.

Como funciona o diagnóstico?

Medição do marcador tumoral sanguíneo e ultrassonografia pélvica são dois exames fundamentais para estabelecer o diagnóstico da doença. A laparoscopia exploratória seguida de biópsia do tumor, além de úteis para confirmar o diagnóstico, permite observar se há comprometimento de outras regiões e órgãos.

Podem ser solicitados exames complementares como o raio X do tórax, tomografia computadorizada, avaliação da função renal e hepática e exames hematológicos que podem auxiliar no diagnóstico dos casos avançados.

Quais são as causas do câncer de ovário?

Em alguns casos o câncer de ovário acontece por mutações genéticas hereditárias, mas a maior parte deste tumor está associada a uma mutação genética adquirida. As causas ainda são incertas, e muitas análises são feitas para concluir a origem do câncer. 

Quais os fatores de risco?

Assim como em qualquer outro caso de câncer, existem vários fatores de risco para o câncer de ovário. Dentre eles, os principais são:

  • Histórico familiar;
  • Genética;
  • Início dos ciclos menstruais antes dos 12 anos;
  • Menopausa após os 50 anos;
  • Tratamentos para fertilidade
  • Tabagismo
  • Uso de dispositivo intrauterino
  • Síndrome dos ovários policísticos.

Qual o tratamento do câncer de ovário?

Na maioria dos casos a paciente deve ser submetida a uma avaliação cirúrgica. Para tumores em estágio inicial, é preciso verificar precisamente qual o estágio do câncer e promover a remoção do útero e dos ovários.

Em estágios avançados da doença, é possível aumentar a taxa de sobrevivência com a remoção agressiva de todos os tumores visíveis. Exceção feita às mulheres portadoras de câncer de baixo grau em estágio inicial, as pacientes devem ser submetidas à quimioterapia após a cirurgia. 

Então, com a leitura deste post, você se informou sobre os principais pontos relacionados à condição de câncer de ovário. Portanto, fique atento às orientações e em caso de qualquer anormalidade, procure atendimento médico especializado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo

O que deseja encontrar?

Compartilhe