Resolvi novamente abordar o tema, pois apesar de raro, esse é o mês de prevenção desta doença e os casos em meu consultorio tem aumentado, gerando duvidas e incertezas obviamente nos paciente, então boa leitura e ao final recapitularemos todos os artigos.
O pâncreas é uma importante glândula que faz parte do sistema digestório humano, responsável pela produção de enzimas que permitem que os alimentos consumidos sejam digeridos, bem como pela produção da insulina, hormônio que regula o nível de glicose no sangue.
Assim como qualquer outro órgão do corpo humano, o pâncreas está sujeito ao desenvolvimento do câncer, que pode afetar seu funcionamento e causar risco de morte ao paciente, sendo de suma importância seu rápido diagnóstico para que as chances de cura sejam maiores.
Sintomas do câncer de pâncreas
Uma das principais dificuldades para o diagnóstico do câncer de pâncreas em seu estágio inicial é a falta de sintomas específicos da doença, que podem demorar a serem percebidos, além de não serem muito específicos.
Os sintomas podem ainda se alterar conforme a região do pâncreas atingida pela doença, que pode ocorrer nas regiões conhecidas como cabeça (lado direito do pâncreas), corpo (centro do pâncreas) ou cauda (lado esquerdo do pâncreas).
No entanto, o mais comum é que os sinais apresentados sejam semelhantes, alterando-se sua intensidade, sendo os mais comuns, nos casos de câncer de pâncreas, a perda repentina de apetite, acompanhada de uma rápida perda de peso sem causa aparente, além de fraquezas, tonturas e diarreia.
Causas do câncer de pâncreas
As causas de câncer não são totalmente conhecidas, porém, a grande maioria dos casos está ligada especialmente aos hábitos de vida dos pacientes, que podem afetar o pâncreas e fazer com que a doença venha a se desenvolver.
Um dos hábitos mais prejudiciais que pode levar ao câncer do pâncreas é o consumo de tabaco e seus derivados, fazendo com que as pessoas fumantes tenham até três vezes mais chances de vir a desenvolver a doença.
Além disso, o consumo constante de alimentos muito gordurosos e de bebidas alcoólicas pode fazer com que o câncer de pâncreas venha a se manifestar, sendo esse um dos fatores de risco para os casos da doença.
Há ainda outra causa possível para a enfermidade, que é a pancreatite crônica, doença que pode fazer com que seus pacientes venham a sofrer com o câncer de pâncreas no futuro.
Tratamentos de câncer do pâncreas
O tratamento do câncer de pâncreas depende fundamentalmente do estágio da doença no momento do diagnóstico, tendo sua cura completa muito mais chances no estágio inicial.
Na grande maioria dos casos, o tratamento mais indicado é a cirurgia de ressecção, que pode ser feita dependendo do avanço do tumor. Porém, em alguns casos, quando o avanço do tumor já é mais avançado, o procedimento mais adequado pode ser a colocação de uma endoprótese.
Além disso, a quimioterapia e a radioterapia podem ser utilizadas para tratar o câncer de pâncreas, sendo feitas em conjunto ou separadamente, com o objetivo principal de reduzir o tumor, além de minimizar os sintomas da doença.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!