Câncer de pâncreas: como prevenir

O câncer de pâncreas é, sem dúvida, um dos mais perigosos. Nos EUA, ele é a terceira principal causa de morte por câncer, enquanto no Brasil ele é a sétima. De acordo com estudos recentes, a taxa de sobrevida é de aproximadamente 5%. 

A grande letalidade desse tumor maligno se deve ao fato de que em estágios iniciais, geralmente, ele é assintomático, o que atrasa o diagnóstico e dificulta o tratamento. Quando os primeiros sintomas surgem, eles são pouco específicos, fazendo com que o paciente procure, por exemplo, um ortopedista para cuidar da dor nas costas. Em média, o indivíduo descobre o câncer de pâncreas de 5 a 10 anos após o seu desenvolvimento.

Somente em estágio avançado, quando aparecem sintomas como inchaço, icterícia e dores abdominais e urina escura, a pessoa obtém o diagnóstico correto, mas neste momento, as chances de cura são pequenas. É comum que o tumor se espalhe para outros órgão, como o fígado. E mesmo quando a cirurgia de remoção é realizada, podem restar células anormais que favorecem a recidiva. 

Como o tratamento nessa etapa do estadiamento não é simples e normalmente é apenas paliativo, o ideal é prevenir o câncer de pâncreas. Veja a seguir algumas maneiras comprovadas de evitar tumores malignos nesse órgão.

5 formas de prevenir o câncer de pâncreas

1. Não fume

O tabagismo é um importante fator de risco para o desenvolvimento de câncer no pâncreas. Segundo pesquisas, a doença é duas vezes mais comum em fumantes e ex-fumantes do que em pessoas que nunca fumaram. Até 30% dos tumores no pâncreas têm o tabagismo como causa principal. 

2. Evite o consumo excessivo de álcool

O excesso de álcool pode elevar o risco de cirrose hepática, diabetes e pancreatite crônica, três doenças que aumentam as chances de desenvolvimento de neoplasia no pâncreas. Sendo assim, controle a ingestão alcoólica para o bem do órgão.

3. Mantenha o peso saudável

Pessoas muito acima do peso são mais propensas ao surgimento de tumores malignos no pâncreas. Diante disso, é fundamental adotar estratégias como a prática regular de exercícios e adoção de dieta balanceada, rica em vegetais. Vale acrescentar que alguns estudos revelam que o câncer de pâncreas pode estar associado à ingestão abusiva de carnes vermelhas e alimentos processados.

4. Tome cuidado com a exposição ocupacional

A exposição ocupacional a determinados corantes, pesticidas e produtos químicos usados no refinamento de metais pode elevar significativamente o risco de tumor no pâncreas. Tome cuidado!

5. Visite o médico regularmente

Não existem exames específicos para rastrear o câncer de pâncreas precocemente, mas quem possui fatores de risco como histórico familiar, cirurgias anteriores no duodeno, estômago e vesícula, além de diabetes, pancreatite crônica, gastrite, excesso de acidez estomacal, síndromes genéticas e idade superior a 45 anos deve visitar o médico com regularidade, a fim de identificar eventuais alterações o mais cedo possível.

Quer saber mais sobre câncer de pâncreas? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe