Câncer de pele

Câncer de pele: 6 hábitos para prevenir a doença

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele é o mais comum no Brasil, correspondendo a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Por isso, é de extrema importância saber o que fazer para preveni-lo.

Nesse sentido, preparei este artigo para falar sobre esses hábitos que ajudam a reduzir os riscos para a doença. Então, se você tem interesse no assunto e quer saber mais sobre a prevenção, continue a leitura.

Conheça os hábitos preventivos do câncer de pele:

1) Óculos de sol com filtro UV

Em primeiro lugar, um dos principais recursos para se proteger dos raios solares é utilizar óculos de sol com filtro UV. Esses filtros garantem uma boa proteção contra a radiação ultravioleta. 

No entanto, é preciso se atentar aos óculos de origem duvidosa, comercializados em locais suspeitos. Geralmente, esses produtos são falsificados e, além de possuir materiais de baixa qualidade, não contam com nenhuma proteção.

2) Respeite os horários para pegar sol

Sempre que planejar ir à praia ou se expor ao sol, evite os horários com maior incidência dos raios ultravioletas, entre as 10 horas da manhã e as 16 horas da tarde. Essa recomendação vale para todas as pessoas, especialmente trabalhadores que estão continuamente expostos à radiação UV.

3) Não faça bronzeamento artificial

Diferente do que muitos imaginam, os raios UV das câmaras de bronzeamento artificial não são inofensivos. Pelo contrário, a utilização a longo prazo desse bronzeamento contribui para o desenvolvimento do câncer de pele.

4) Aplique filtro solar antes de sair de casa

A exposição desprotegida e contínua ao sol é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças de pele, entre elas o câncer. Nesse sentido, a aplicação diária de filtro solar é uma medida indispensável.

Ademais, essa orientação é ainda mais necessária para quem trabalha ao ar livre. Portanto, para obter a melhor eficácia do produto, aplique-o 15 minutos antes de sair de casa. Além disso, você precisa escolher um foto-protetor que respeite as características da sua pele.

Para isso, é fundamental consultar um dermatologista. Dessa forma, o especialista recomendará o protetor solar ideal para a sua pele.

5) Use roupas adequadas

Quem precisa se expor com frequência ao sol para fins ocupacionais, deve utilizar camisas de manga, calças compridas e sapatos fechados para se proteger. Embora as roupas frescas sejam mais confortáveis em dias de sol, elas deixam áreas do corpo expostas.

6) Examine o seu corpo

Em suma, o câncer de pele se caracteriza pela formação de pintas ou manchas irregulares que podem mudar ou não de tamanho, cor e forma. Assim, a principal forma de identificação precoce da doença é a formação de pintas novas pelo corpo. 

Além disso, esteja atento às possíveis alterações em marcas de nascença. Diante disso, o câncer de pele melanoma pode se manifestar nessas pintas, causando sangramento, mudando sua forma ou tamanho. Sendo assim, ao realizar o autoexame da pele regularmente você tem mais oportunidades para perceber a presença de alguma anormalidade.

Enfim, se você quer reduzir o risco de desenvolver um câncer de pele e favorecer o diagnóstico precoce, siga nossas dicas e implemente esses hábitos em sua rotina. Com isso, caso perceba algo de errado, procure o seu médico para que ele avalie.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe