câncer de pele

Por que o câncer de pele é o mais comum do mundo?

O câncer de pele não-melanoma é o tipo de câncer de maior incidência no mundo e representa cerca de 30% de todos os diagnósticos da doença no Brasil. É o que aponta o estudo realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Afinal, você sabe qual a explicação para a grande prevalência dessa doença? Então, não deixe de ler este post. A seguir, conheça mais sobre esse tipo de lesão cancerígena e os fatores que justificam essas estatísticas.

Quais são os tipos de câncer de pele?

Trata-se de uma doença provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que constituem a pele. Em razão das diferentes camadas de pele que essas células formam, são definidos diferentes tipos de câncer. Esses tipos são:

  • carcinoma basocelular: é a forma mais comum de manifestação do câncer, sendo também o menos agressivo e de progressão mais lenta. Quando surge, é identificado como uma pápula com sangramento na face ou no couro cabeludo.
  • carcinoma espinocelular: é o tipo que se desenvolve nas áreas de maior exposição solar, nas feridas ou em cicatrizes antigas. Se comparado ao carcinoma basocelular, é mais grave e tem mais chance de causar metástases;
  • melanoma: por ser o tipo que tem maior probabilidade de provocar metástases, é considerado a forma mais agressiva de câncer de pele. No entanto, é também o menos frequente dentre os três.

Como identificar?

O sintoma mais característico desse quadro é o aparecimento de novas pintas ou de irregularidades naquelas já existentes. Na maioria das vezes, essas manchas se apresentam das seguintes formas:

  • lesão brilhante com aparência elevada, translúcida, avermelhada, rósea, castanha ou multicolorida, com crosta e sangramento;
  • pinta escura ou castanha que altera de cor e de textura, passando a ser irregular nas bordas e aumentando de tamanho;
  • mancha ou ferida que não cicatriza e coça, com crescimento constante, crostas, erosões ou sangramento.

Além dessas características, foi desenvolvida uma metodologia que auxilia na identificação do câncer de pele chamada de Regra do ABCDE. Cada letra corresponde a um atributo que está presente nas lesões cancerígenas, sendo:

  • A de Assimetria;
  • B de borda irregulares;
  • C de Cor (tons de preto escuro ou multicolorida);
  • D de Diâmetro (maior que 5 milímetros)
  • E de Evolução (altera de tamanho e muda de cor).

Por que há grande incidência desse câncer no mundo?

O câncer de pele é uma patologia causada principalmente pela exposição contínua à radiação solar. Em função da ação humana sobre a natureza, há uma constante redução na camada de ozônio, responsável por bloquear a entrada dos raios UV-B no planeta.

Neste sentido, a pele é o maior órgão do corpo humano e está constantemente exposta a esses raios ultravioletas do sol. Aliado a esses fatores está a negligência da população em se proteger da ação desses raios ou em fazê-lo de forma ineficiente.

Por isso, países tropicais ou que possuem dias mais ensolarados do que nublados apresentam os maiores percentuais de prevalência desse tipo de câncer. Outro fator que também aumenta a incidência é o tom de pele majoritário na população daquele país, sendo maior em locais com mais pessoas brancas.

Então, esses são os fatores que explicam o fato do câncer de pele ser o tipo de câncer mais comum no mundo. Dessa forma, adote medidas de prevenção para evitar a doença, tais como, uso do filtro solar, de roupas adequadas e evitar exposição ao sol nos horários de pico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em Londrina!

O que deseja encontrar?

Compartilhe